Em declarações ao Voz de Cambra, o presidente da Câmara de Vale de Cambra, também responsável pela Proteção Civil local, fala em insuficiência de meios de combate, sobretudo devido ao aparecimento de outros incêndios e à “exaustão” dos bombeiros que combatem as chamas há dias. Neste momento, há uma frente ativa em Janardo e um novo incêndio em Cepelos.
Cristina Maria Santos
Estão na linha da frente desde os primeiros incêndios que deflagraram no concelho nestes últimos dias. Os bombeiros começam a “acusar exaustão” perante um cenário de reacendimentos e novos incêndios, referiu o presidente da Câmara.
Neste momento, a maior preocupação é o incêndio que continua a deflagrar em Janardo, S. Pedro de Castelões e que já se estende pela encosta de Cabril e Barbeito.
Os meios estão no local e contam com a ajuda de um grupo de bombeiros do distrito da Guarda, mas são necessários mais reforços, perante o surgimento de outros fogos ativos no concelho, nomeadamente em Cepelos.
“Estamos a aguardar que a Força Especial de Proteção Civil volte a Janardo para ajudar no combate a este incêndio e conseguirmos responder a outros que têm surgido entretanto”, explicou José Pinheiro.
Nestes últimos dias, população e casas estiveram ameaçadas pelas chamas, tendo mesmo ardido uma casa devoluta na Felgueira.
“As populações e casas estiveram algumas vezes ameaçadas pelas chamas, por vezes a poucos metros das habitações”, frisou.
Os ventos fortes, a reduzida humidade e as altas temperaturas são apontados como alguns dos fatores que explicam o cenário que se observa em Vale de Cambra, mas também um pouco por todo o país.
José Pinheiro disse estar em contacto com a Saúde Pública, que recomenda o uso de máscaras e janelas e portas fechadas. Até ao momento, não foi necessário ativar o Plano Municipal de Emergência.
“Apesar de termos ainda colocado a hipótese de fechar as escolas, considerámos que a medida iria criar constrangimentos e muitos dos alunos ficariam expostos ao fumo fora da escola”, explicou o edil.
Em atualização…
|14:20| Reforços já chegaram a Janardo
Segundo o que conseguimos apurar, entretanto a Força Especial de Proteção Civil já chegou a Janardo, onde se encontra a lavrar um incêndio que já percorre a encosta de Cabril e Barbeito.