Com um investimento de 1,5 milhões de euros, a instalação do sistema de Osmose Inversa “Eficiência Energética: 3 em 1” permite uma tripla redução: no consumo de gás, água e nas emissões de gases com efeito de estufa. A inauguração do projeto decorreu esta quarta-feira, na fábrica do Queijo Limiano em Vale de Cambra e contou com a presença do presidente da Câmara, José Pinheiro.
“Este é mais um passo importante na estratégia do grupo para a sustentabilidade das suas operações, em particular para o plano de neutralidade carbónica da totalidade da sua cadeia de valor, com que a Bel está comprometida até de 2050, em linha com o Acordo de Paris”, referiu Tiago Serrano, Diretor Industrial da Bel Portugal, durante a apresentação do projeto.
Segundo o Diretor, trata-se de um projeto pioneiro no Grupo, criado com o objetivo de investir no futuro e definir novos padrões de eficiência, que esperam replicar em outras fábricas da Bel pelo mundo.
A instalação de um sistema de osmose inversa reforça assim o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a descarbonização.
“Esta iniciativa permitirá não só reduzir significativamente o nosso impacto ambiental, como também melhorar a eficiência operacional, mantendo-nos na vanguarda da indústria alimentar”, especificou.
Trata-se de reutilizar a água para a limpeza das linhas de produção, a torre de arrefecimento e o processo de Osmose Inversa, que vai permitir à Bel Portugal alcançar uma redução significativa nas emissões de CO2 e uma maior eficiência hídrica.
O projeto “Eficiência Energética: 3 em 1” visa uma diminuição de 29% no consumo total de gás, equivalente a 8.036 MWh por ano; uma redução entre 10% e 15% no consumo de água, com uma recuperação aproximada de 20.000 m³ de água por ano; e uma diminuição de 29% nas emissões de Emissões de Gases de Efeito Estufa, o que representa uma redução aproximada de 1.900 toneladas de CO2 por ano.
A Bel Portugal escolheu o Dia Nacional da Sustentabilidade, 25 de setembro, para anunciar o lançamento do projeto, inserido no âmbito dos 20 Anos da Bel Portugal, com o mote “Pioneiros de um Novo Amanhã”.
O descerramento da placa de inauguração foi feito por Tiago Serrano, Diretor Industrial e pelo Diretor de Impacto, José Brandão, na presença dos colaboradores e parceiros da fábrica do Queijo Limiano em Vale de Cambra e do presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro.
Com um investimento de 1,5 milhões de euros, o projeto é mais um passo na estratégia de descarbonização da Bel Portugal, que está alinhada com os objetivos do Acordo de Paris e visa alcançar a neutralidade de carbono até 2050.
Sobre a BEL
A Bel Portugal (belportugal.pt) é uma empresa especialista em queijo, com marcas que fazem parte dos hábitos alimentares dos portugueses há gerações. É líder do mercado de queijo, detendo as duas maiores marcas: Terra Nostra (terra-nostra.pt) e Limiano (limiano.pt) que lideram também o segmento flamengo. Lidera ainda o segmento de snacking de queijo com duas marcas ícones mundiais: A Vaca que ri (avacaqueri.pt) e Babybel (babybel.pt) e conta também com a conhecida marca GoGo squeeZ (gogosqueez.pt), completando o seu portfólio de oferta de snacking saudável com saquetas de fruta. Com duas fábricas em Portugal (Açores e Vale de Cambra), a Bel tem uma forte presença nas comunidades locais e é certificada como empresa familiarmente responsável desde 2015, tendo assumido o compromisso de neutralidade carbónica na sua cadeia de valor (from farm to fork) até 2050, em linha com o Acordo de Paris (limite aquecimento global +1.5ºC).