Entre as mais de 700 pessoas com 65 ou mais anos, encontra-se Carma de Almeida. O que a diferencia dos demais, é a longevidade que conquistou. Com 103 anos, Carma continua a estar presente no almoço-convívio do Dia do Idoso, organizado desde 2005, pela Câmara de Vale de Cambra. No dia em que também se assinalava o “5 de Outubro”, a iniciativa ficou pautada por encontros, boa disposição e até baile. A iniciativa decorreu no Pavilhão Ilídio Pedro, em Lordelo.
Cristina Maria Santos
Há vários anos que Carma de Almeida participa no evento que assinala o Dia do Idoso no concelho de Vale de Cambra. Com um século de vida e mais três anos, festejados em maio deste ano, Carma considera esta iniciativa “muito interessante”, porque lhe permite voltar a ver alguns colegas de infância, ainda que, todos mais novos.
“Todos os anos encontro aqui pessoas conhecidas de infância, mas também outros que passei a conhecer desde que vim a estes encontros”, referiu, em declarações ao Voz de Cambra.
Natural de Barbeito, S. Pedro de Castelões, Carma ainda vive em sua casa, com autonomia e, apenas conta com os seus dois filhos para algumas lides diárias. Ao conviver com os idosos daquele almoço, percebe que afinal ainda não está assim tão debilitada, para a idade.
“Há aqui pessoas com menos dificuldades do que eu, mas também as há com mais. Eu ainda tenho energia”, sublinhou com um sorriso no rosto.
Ao som da música que já fazia adivinhar o inicio do baile, Carma reforçou a importância deste evento para muitos daqueles que não têm ninguém e se sentem sozinhos em casa.
Este é um dos motivos que leva a Câmara de Vale de Cambra a promover, desde 2005, o almoço-convívio no Dia do Idoso, apenas interrompido pela pandemia, referiu Paula Ferreira, responsável pela Ação Social. Para Paula Ferreira, este convívio promove a integração, a inclusão social, a autonomia e independência e também uma mudança positiva do quotidiano do idoso.
Para o presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro esta é uma iniciativa que faz parte da política adotada pelo Município para a inclusão e promoção da população idosa e lembrou o conjunto de apoios que permitem responder às suas necessidades básicas de bem-estar e conforto que a autarquia tem promovido ao longos dos anos.
Em jeito de balanço do evento, mas também, já em jeito de despedida, José Pinheiro frisou as várias iniciativas que a Autarquia tem levado a cabo e, nas quais tem partilhado com os idosos, como os passeios, as idas à praia, a ginástica sénior, a biblioteca tricotada, entre outras. Projetos como este, do almoço-convívio que, lembrou, terá sido o último, enquanto autarca, uma vez que está impedido de uma recandidatura nas próximas eleições autárquicas devido à limitação de mandatos.
Este convívio, que também serve para potenciar as experiências e vivências na valorização dos idosos enquanto membros ativos da comunidade, especificou a vereadora da Ação Social, Mónica Seixas.
No evento, estiveram presentes membros do Executivo Municipal, Assembleia Municipal, Presidentes de Junta, bem como membros das IPSS’s locais e Comissões de Idosos.