Os dez disco-jóqueis, na sua maioria valecambrenses, aproveitaram o confinamento preventivo para, a partir de casa, mostrar alguns dos seus ‘sets’ através da internet, com o objetivo de entreter. A iniciativa conta já com milhares de seguidores e até se tornou num movimento solidário.
Cristina Maria Santos
A iniciativa chama-se “De minha casa para a tua” e consiste na transmissão de concertos que DJ´s, na sua maioria, valecambrenses, fazem todos os dias, pelas 21:30, a partir das suas casas e a transmitem através da rede social Facebook.
As atuações começaram em plena pandemia e serviam de apelo para que as pessoas ficassem em casa, para evitar a propagação da doença Covid-19, mas também para “ajudar a ultrapassar o momento de situação emocional delicada”, revela a organização, em entrevista ao Voz de Cambra.
“Depois de algum tempo em quarentena, achei que devia fazer algo pelas pessoas que passavam, como eu, este momento difícil e fiz um direto, depois juntei uns amigos, aos quais, se juntaram outros que deram continuidade à iniciativa”, revela o impulsionador do evento, João Paixão Pereira.
Ultrapassado o período de quarentena os mais de 5 000 seguidores quiseram mais e incentivaram a que este grupo desse continuidade às atuações.
Mas a iniciativa virou também um movimento solidário e, com o contributo de vários mecenas de Vale de Cambra, “Da minha casa para a tua” já conseguiu doar mais de 10 000 euros a instituições de solidariedade social do concelho.
“Têm sido muitos os que se têm juntado a nós nesta iniciativa e cada um dá o que pretende para ajudar as instituições do concelho, o que muito nos orgulha”, refere o grupo.
Sempre às 21:30, podem ver e ouvir-se sequências específicas de música que atravessam diferentes géneros e estilos, dependendo dos artistas que as apresentam.
Entre os participantes estão: Vitor Amorim, Vitor Manuel VMC, José Rebelo, Jorge Miller, Domingos Oliveira, Ricardo Lavrador, Messias Carvalho, João Paixão Pereira e Sylvio Tavares e Ruy kraizen.
Alguns deles ainda exercem a atividade de DJ´s e, como de resto acontece em todo o país, os artistas de música revelaram preocupação com a situação atual e incerteza quanto ao futuro.
A próxima atuação é em https://www.facebook.com/groups/deminhacasaparaatua já hoje, às 21:30 com a apresentação de Ricardo Lavrador.