Vale de Cambra vai receber a formação avançada “ProAguas Indústria Terras de Santa Maria”, promovida pela Associação de Municípios das Terras de Santa Maria (AMTSM), no dia 4 de novembro, na Biblioteca Municipal de Vale de Cambra. A iniciativa pretende capacitar os participantes para enfrentar os desafios atuais da gestão de águas residuais industriais.
Cristina Maria Santos
O programa é composto por 15 módulos que integram teoria e prática, com debates, estudos de caso e sessões de coaching, dinamizados por mais de 10 oradores que integram o painel de especialistas.
“Este formato visa proporcionar uma visão completa para uma governança mais eficaz e sustentável dos recursos hídricos industriais”, referiu a Associação, em nota de imprensa.
A experiência vai realizada durante quatro dias, 3, 4, 10 e 11 de dezembro, em Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra, São João da Madeira e Santa Maria da Feira, sendo esta a 1ª edição na Região Norte.
O objetivo passa por capacitar os participantes para enfrentar os desafios atuais da gestão de águas residuais industriais, abordando aspetos legais, ambientais e técnicos, além de processos de licenciamento e monitorização dos sistemas de drenagem.
“Os formandos vão ter um papel ativo e contribuir para as recomendações de revisão das normas de rejeição nos sistemas STAR, geridos pela AMTSM”, frisou.
“ProAguas Indústria Terras de Santa Maria” é realizada em parceria com o Centro Internacional de Água de Lisboa (LIS-Water) e os municípios de Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira e Vale de Cambra, e conta com o apoio de empresas como INDAQUA, AQUAPOR e Águas de São João.
A inscrição é obrigatória e pode fazer-se através do site.
Sobre a AMTSM:
A Associação de Municípios das Terras de Santa Maria é uma organização dedicada ao desenvolvimento e promoção das regiões de Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Vale de Cambra. A AMTSM trabalha em parceria com os municípios membros para implementar projetos que promovam o crescimento económico, social e ambiental sustentável.