Cerimónia acontece este sábado (dia 16 de novembro), no Centro Cultural de Macieira de Cambra e conta com um programa que inclui a apresentação do novo maestro e a participação da Escola de Música António Pinho.
Cristina Maria Santos
“É uma Instituição pujante, moderna, atual e de grande e excecional mérito artístico”, foi assim que o presidente da Banda de Vale de Cambra, David Loureiro definiu a coletividade musical, neste momento.
Atualmente, a Instituição é constituída por 65 elementos de diversos grupos etários e naturais de Vale de Cambra. São jovens com formação musical, muitos deles a lecionar e a tocar em orquestras nacionais e internacionais de sucesso.
As cerimónias iniciam com uma romagem aos cemitérios da União de Freguesias de Vila Chã, Codal e Vila Cova de Perrinho, S. Pedro de Castelões e Macieira de Cambra e uma arruada, seguida do Concerto.
As comemorações vão contar com a participação da Escola de Música António Pinho, que conta atualmente com 80 crianças e jovens, uma classe de adultos e ainda música para bebés.
Este será o último concerto do maestro e compositor Nelson Jesus e, neste dia, será apresentado o novo diretor artístico, Gil Magalhães, que regressa à Banda, onde foi maestro entre 2004 e 2012.
O dia termina cum um jantar convívio na Quinta da Progresso, em Macieira de Cambra.