Município de Vale de Cambra reforça apoio escolar direto a todos os alunos matriculados nos estabelecimentos de ensino do concelho. Uma medida que representa um investimento de cerca de 100 mil euros, enquadrado nas competências da autarquia em matéria de educação e ação social.
Cristina Maria Santos
O Município de Vale de Cambra vai manter, no ano letivo 2025/2026, a oferta dos cadernos de atividades a todos os alunos do 1.º ciclo do ensino básico matriculados nos estabelecimentos de ensino do concelho e, este ano, atribui um apoio no valor de 30 euros (mais cinco euros do que o ano passado) para a aquisição de material escolar, destinado a alunos do 5.º ao 12.º ano.
Volta ainda a oferecer o kit de material escolar e também uma comparticipação de 10 euros em visitas de estudo, aos alunos do 1.º ciclo, oriundos de agregados familiares mais vulneráveis, sendo esta verba disponibilizada em momento próprio em articulação com o Agrupamento de Escolas.
A implementação destas medidas representa um investimento municipal estimado em mais de 99 mil euros, enquadrado nas competências da autarquia em matéria de educação e ação social.
Com esta medida, a autarquia pretende continuar a apoiar as famílias do concelho, promovendo a igualdade de oportunidades no acesso à educação e combatendo as desigualdades sociais.
“A educação é um pilar fundamental para o desenvolvimento do nosso município. Este investimento representa não apenas um apoio financeiro, mas uma mensagem clara de que cada aluno merece as mesmas condições para aprender e crescer”, refere o presidente da Câmara Municipal José Pinheiro.
O Município dá também continuidade a medidas e projetos educativos que favorecem a aprendizagem dos alunos e o desenvolvimento da comunidade escolar, como:
- o “Raízes”, um serviço cujo objetivo é a promoção do sucesso educativo, através de consulta de psicologia e de terapia da fala, acompanha crianças do Pré-Escolar e do 1º ciclo com dificuldades de aprendizagem;
- o projeto “Crescer em Movimento”, onde, ao longo dos anos letivos todas as crianças do pré-escolar têm oportunidade de acesso a atividades desportivas como: dança criativa, yoga, natação e psicomotricidade, bem como a atividades desenvolvidas pelos diferentes serviços educativos municipais;
- projeto “Imparidades”, um programa de resposta aos alunos com autismo, através de um terapeuta especializado a tempo inteiro em contexto escolar. Desenvolve também a capacitação das equipas docentes, otimizando também, o envolvimento e apoio às famílias de modo a reforçar competências para um apoio mais confiante aos seus filhos;
- Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) dirigidas ao 1º ciclo, com uma aposta na diversidade e qualidade, através das seguintes atividades: Música, Expressões Artísticas, Atividade Física e a Probótica (Robótica e Programação;
- Robótica e Programação para os alunos do 2º e 3º ciclos e ensino secundário, através da dotação de duas salas de futuro, uma na Escola Básica ⅔ das Dairas e outra na Escola Básica e Secundária de Vale de Cambra, bem como a realização de Bootcamps de Robótica nas férias letivas. Esta iniciativa contempla formação aos docentes para que possam ficar capacitados para a utilização destes recursos;
- a Co-adjuvação de educação física para o 1º ciclo, reforçando a atividade física e o bem estar dos alunos; o Projeto SEARCH, um Programa de empregabilidade colaborativo que proporciona um modelo único de transição escolar para o mercado de trabalho de jovens com deficiência e/ou incapacidade; a equipa de nutrição e psicologia que desenvolvem um trabalho junto dos jovens para a prevenção de comportamentos de risco e de consumos abusivos;
- e o Serviço Educativo do Centro de Artes e Espetáculos, que este ano letivo 2025/2026 já se irá estrear com o Projeto ECO que vai desafiar as crianças e jovens para experimentação das artes performativas.
A Autarquia sublinhou ainda que, atualmente, Vale de Cambra usufrui de um parque escolar “completamente remodelado e atualizado”, que “dignifica ainda mais a qualidade de ensino” no concelho.