O Município de Vale de Cambra leva a cabo, a 11 de setembro, o décimo Colóquio da Educação, que vai reunir centenas de professores das escolas de todo o concelho, para debater o tema: “Na escola, abraçamos o mundo”.
Cristina Maria Santos
O evento, que vai decorrer no Centro Cultural de Macieira de Cambra, é promovido pela Câmara Municipal de Vale de Cambra (Projeto Raízes), em parceria com o Agrupamento de Escolas de Búzio.
A iniciativa conta com a presença de especialistas em várias matérias, que vão refletir sobre o tema: “Na escola, abraçamos o mundo”.
Depois de aberta a sessão pelo presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro e o diretor do Agrupamento de Escola de Búzio, Pedro Martins, o colóquio inicia com o tema: “Transformação Digital na Educação: Os contributos da Inteligência Artificial Marco Bento Investigador em Tecnologia Educativa, com o orador Marco Bento, Investigador em Tecnologia Educativa.
O colóquio dá continuidade ao primeiro painel com a intervenção de Ricardo Castro, do Centro Avançado de Saúde Mental e Investigação – CASMI e, logo a seguir, um momento artístico “O (Re)Conto que Matou o Medo”, do Projeto Incluir, da Associação Cultural 2 Singular.
O segundo tema abordado será “Multiculturalidade na Escola: Derrubar barreiras, (co)construindo o sucesso”, com Sandra Mendes, professora auxiliar no Instituto Superior de Serviço Social do Porto.
O vencedor do Global Teacher Prize Portugal 2025, José Oliveira também vai estar presente e intervir no evento.
A sessão de encerramento será feita por Mónica Seixas, vereadora da Educação, da Câmara Municipal de Vale de Cambra.
À semelhança de anos anteriores, esta iniciativa será acreditada pelo Centro de Formação da Associação de Escolas de Arouca, Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis – CFAE AVCOA.
A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória, através do Sistema de Apoio à Gestão do Centro de Formação (SAGCF), em www.siavcoa.pt.