O primeiro-ministro informou este sábado, dia 30 de outubro, que o Governo vai impor novas regras de combate à pandemia para os concelhos de maior risco. Vale de Cambra faz parte da lista.
As novas medidas serão aplicadas aos concelhos que tenham acumulado 240 casos de covid-19 por cada 100.000 habitantes nos 14 dias anteriores. Os concelhos de maior risco serão identificados a cada 15 dias e são sujeitos a medidas especiais que entram em vigor a partir de dia 4 de novembro.
Para já, são 121 os concelhos abrangidos por estas medidas e Vale de Cambra encontra-se na lista, ficando assim sujeito a medidas concretas, já a partir desta quarta-feira.
As novas medidas são: Dever de recolhimento domiciliário (exceto para ir trabalhar, ir à escola, fazer compras ou exercício físico); Desfasamento de horários de trabalho obrigatório; Encerramento de estabelecimentos comerciais a partir das 22h00; Restaurantes com grupos limitados a 6 pessoas e funcionamento até às 22h30; Eventos e celebrações limitados a 5 pessoas (salvo se do mesmo agregado familiar); Proibidas feiras e mercados de levante; Teletrabalho obrigatório, salvo impedimento do trabalha.
Recorde-se que o concelho contabilizava ontem, 29 de outubro, 80 casos ativos de Covid-19 e a doença já atingiu 274 cidadãos valecambrenses, desde o início da pandemia, em março deste ano. Este número é atualizado, todos os dias pelas autoridades locais.