A bandeira nacional foi colocada a meia haste esta segunda-feira nos dois edifícios municipais da cidade em dia de luto nacional para homenagear os falecidos, vitimas da pandemia da doença covid-19.
Tal como aconteceu um pouco por todo o país, Vale de Cambra prestou hoje homenagem a todos os falecidos, em especial às vítimas da pandemia da doença covid-19, através da colocação da bandeira a meia haste nos Paços do Concelho e no Edifício Municipal.
No concelho, já morreram 13 pessoas com esta doença provocada pelo novo coronavírus.
Em Portugal, já morreram mais de 2500 pessoas com a doença, e nos últimos dias tem havido entre 30 e 40 mortes em cada 24 horas.
Em dia de luto nacional, as entidades do Estado, presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e o primeiro-ministro, António Costa participaram numa curta cerimónia do içar da bandeira nacional que durou cerca de três minutos e cumpriram um minuto de silêncio.
Recorde-se que o Governo decidiu em 22 de outubro declarar esta segunda-feira, 2 de novembro, Dia de Finados, como dia de luto nacional, como forma de prestar homenagem a todos os falecidos, em especial às vítimas da pandemia da doença covid-19. Este decreto foi aprovado na mesma reunião em que o Governo decidiu restringir a circulação entre concelhos do território entre 30 de outubro e 03 de novembro – abrangendo o Dia de Todos os Santos, feriado nacional, e o Dia de Finados.