O Município de Vale de Cambra dispõe de uma estrutura de apoio a vítimas de violência doméstica e de género. O objetivo é assegurar o acompanhamento e intervenção rápidos em situações de violência.
A estrutura de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e de Género vai ser inaugurada no dia 25 de novembro, data em que se assinala o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.
O atendimento às vítimas é realizado às quintas-feiras de manhã (podendo prolongar-se para a tarde, em caso de necessidade) por elemento técnico de equipa especializada na problemática em questão.
Esse atendimento é agendado após o contacto telefónico por parte da vítima, através dos seguintes números: 256 365 665; 919 680 097; 964 184 860em qualquer dia e em qualquer hora.
Esta estrutura reforça o apoio prestado nas mais diversas áreas sociais pela Câmara Municipal de Vale de Cambra, surgindo na sequência da assinatura, no passado mês de julho, do Protocolo para a Territorialização da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica entre o Governo, os municípios que integram a Associação de Municípios das Terras de Santa Maria – Arouca, Espinho, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Vale de Cambra – e a Casa dos Choupos “Espaço Trevo”.
Como se trata de um projeto intermunicipal, caso a vítima assim o entenda, o atendimento também poderá ser realizado em outro dos cinco concelhos que subscrevam o acordo para a implementação do projeto.
“O protocolo vai permitir potenciar a rede local de parcerias com o intuito de promover a inclusão social e combater a pobreza e a discriminação de pessoas vítimas de violência de género e violência doméstica, contribuindo para a promoção da sua segurança, capacitação e autonomia”, refere a Câmara de Vale de Cambra, em nota de imprensa.