Os valecambrenses começam a votar hoje, no chamado voto antecipado em mobilidade para o qual se inscreveram cerca de 319 eleitores. Em Portugal estão inscritos para votar antecipadamente nas eleições presidenciais 246.880 eleitores.
Cerca de 319 eleitores de Vale de Cambra começam a votar hoje, uma semana antes das presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para o qual se inscreveram em todo o país 246.880 eleitores.
Recorde-se que já em 2019 era possível o voto antecipado em mobilidade mas, este ano, alargou-se, das capitais do distrito para as sedes dos concelhos, para evitar grandes concentrações de pessoas devido pandemia de covid-19.
Os valecambrenses inscritos vão hoje exercer o seu direito de voto no Edifício Municipal de Vale de Cambra.
Para poderem votar antecipadamente nas presidenciais em 24 de janeiro era necessária uma inscrição, por carta ou no site do Ministério da Administração Interna (MAI) cujo prazo terminou na quinta-feira.
Segundo as regras definidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) para as eleições, para ir votar, hoje ou no próximo domingo, dia 24 de janeiro, os eleitores terão de usar máscara e, preferencialmente, levar uma caneta, por uma questão sanitária e de higiene.
É preciso desinfetar as mãos antes de votar e depois de votar. E os membros das mesas têm que usar máscara e/ou viseira ou óculos de proteção.
É aconselhado que, enquanto se espera para votar, os eleitores respeitem a distância de segurança.
As eleições presidenciais estão marcadas para 24 de janeiro e a a campanha eleitoral termina em 22 de janeiro. Concorrem às eleições sete candidatos, Marisa Matias (apoiada pelo Bloco de Esquerda), Marcelo Rebelo de Sousa (PSD e CDS/PP) Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega), Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, João Ferreira (PCP e PEV) e a militante do PS Ana Gomes (PAN e Livre).