A variação percentual de casos na última semana (de 14 a 20 janeiro) é de 73% face à penúltima (07 a 13 de janeiro), segundo o relatório de casos confirmados de covid-19 nos concelhos da região norte, da ARS Norte, o que o coloca em situação de risco “extremamente elevado” de contágio do novo coronavírus.
De 14 a 20 de janeiro, Vale de Cambra registou 209 novos casos de covid-19, ou seja, o que representa em termos percentuais, uma subida de 73% face à penúltima semana, de 07 a 13 de janeiro, quando registava 121 novos casos.
Depois de uma análise do Voz de Cambra aos números divulgados pelo relatório de casos confirmados de covid-19 nos concelhos da região norte, da ARS Norte, percebe-se que a incidência de casos nos últimos 14 dias por 100 mil habitantes, Vale de Cambra registou 1547 novos casos por 100 mil habitantes. Recorde-se que este valor é conseguido tendo em conta o número de habitantes do concelho que, neste momento é de 21.327 habitantes.
Comparativamente aos concelhos limítrofes, Vale de Cambra já se encontra com um número de novos casos mais alto do que, por exemplo, os concelhos de S. João da Madeira e Oliveira de Azemeis, o que não se verificava há um mês atrás, quando o concelho se encontrava entre um dos menor risco de contágio.
O relatório revela também que o concelho está há 22 dias consecutivos com crescimento do número de novos casos.
Só nos últimos dois dias, Vale de Cambra registou 92 novos casos, revelou hoje o presidente da Câmara, José Pinheiro, na habitual comunicação que faz nas redes sociais.