Centro de vacinação de Vale de Cambra começou esta quarta-feira a funcionar, no Pavilhão Ilídio Pedro, em Vila Chã.
O centro de vacinação de Vale de Cambra está situado no Pavilhão Ilídio Pedro que já abriu portas para receber os 12 profissionais de saúde que, durante o dia de hoje, vacinaram utentes do concelho.
O edifício do Grupo Desportivo e Cultural de Lordelo em Vila Chã, foi adaptado para o efeito para responder aos requisitos apresentados pela Direção-Geral de Saúde (DGS) e está a funcionar de segunda-feira a domingo, no período das 09:00 às 19:00. A estrutura tem disponível cerca de 60 lugares de estacionamento.
O presidente da Câmara de Vale de Cambra, entidade responsável pela montagem do Centro de Vacinação, referiu que esta estrutura vem trazer um serviço de maior proximidade e conforto à população mais idosa e também aos que não têm condições para se deslocarem. A Câmara vai continuar a disponibilizar o transporte àqueles que o solicitem e mostrem que não têm condições para o fazer e sempre em articulação com o ACeS.
A entidade responsável pelo processo de vacinação é o Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Aveiro/Norte que se fez representar neste primeiro dia de vacinação no concelho, através do seu diretor, Miguel Portela. O responsável diz ter como objetivo “vacinar o máximo de utentes possível”, contra a covid-19, nos municípios de Vale de Cambra, Oliveira de Azeméis e S. João da Madeira.
Até hoje, a população de Vale de Cambra estava a ser vacinada, primeiro no Centro de Saúde de S. João da Madeira e depois nas instalações da Oliva Creative Factory, em S. João da Madeira.
Para o arranque da vacinação no concelho e durante esta semana estava programado serem vacinadas 440 pessoas, no entanto a vacinação dos profissionais do setor da educação do pré-escolar e 1.º ciclo das escolas do concelho de Vale de Cambra programada para este domingo foi adiada por causa da suspensão temporária da vacina da AstraZeneca.
Os utentes de Vale de Cambra que já receberam a primeira dose da vacina nas instalações da Oliva Creative Factory, em S. João da Madeira, vão ser vacinados, com a segunda dose, no mesmo local, avisou o diretor do ACeS, Miguel Portela.
Até 13 de março, segundo os dados a que a Voz de Cambra teve acesso, através do ACeS, 10% da população (22 864 habitantes) já foi vacinadas com pelo menos uma dose, sendo administradas 2.316 vacinas até esta semana. Deste total, entre utentes e funcionários das Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) e similares do concelho, 1.237 já tem as duas doses do imunizante e 146 só ainda levou a primeira vacina. No que diz respeito à faixa etária dos 80 ou mais anos, já foram vacinados 717 pessoas. Quanto à população com mais de 50 anos e menos de 65, foram vacinadas 186 pessoas.
Para além destes utentes, na semana de 8 a 13 de março, foram vacinados outros grupos, nomeadamente profissionais do ACES, os Profissionais Não SNS e Autoridade Nacional Proteção Civil.