A Associação Desportiva e Cultural da Felgueira, na freguesia de Arões, assinalou, esta quinta-feira, 40 anos de Associativismo, com o lançamento de um livro dedicado às atividades desenvolvidas por esta coletividade durante quatro décadas e inaugurou uma exposição relacionada com o desporto de montanha, uma atividade à qual esta Associação tem dado relevância.
O lançamento do livro “40 anos de Associativismo” decorreu, esta quinta-feira, no recinto exterior do Restaurante Mira Freita, em Felgueira, Arões e contou com a presença das entidades públicas do concelho.
Para José Ferreira, presidente da Associação Desportiva e Cultural da Felgueira (ADCF), este livro representa não só a história da ADCF, mas também a história de outras associações que fizeram, e continuam a fazer, parte da vida da Associação e da sociedade em geral.
“Acredito e desejo que este livro seja um verdadeiro registo e que sirva como incentivo e inspiração para o futuro do associativismo”, referiu ao Voz de Cambra.
Como tudo começou e se manteve até 2020; Desporto, recreio e cultura,; Aldeia Turística e Rural da Felgueira; Desporto de Montanha/Natureza são alguns dos temas do livro com perto de 200 páginas, onde estão esplanadas todas as atividades que a ADCF tem desenvolvido ao longo de quatro décadas e como lhe dará continuidade nos próximos anos.
A Associação tem tido um papel preponderante na preservação e divulgação do interior do concelho, com atividades realizadas ao ar livre e na natureza.
Têm-se evidenciado na realização de projetos de natureza, com renome, a nível local, regional, nacional e até internacional. O Freita Skyrunning é já uma prova reconhecida internacionalmente que tem, neste momento, uma atleta – Alice Lopes a concorrer no Campeonato Mundial de Skyrunning, nos Pirinéus.
A coletividade também tem promovido o pedestrianismo que, com a realização do Freita Treking e com uma equipa na seleção nacional, traz à aldeia e ao concelho, pessoas de vários pontos da região e do país.
A Associação pretende ainda dinamizar o Cicloturismo e tem já prevista a realização da Grande Rota de Cicloturismo, que abrange os sete municípios das Montanhas Mágicas, numa iniciativa coordenada pela ADRIMAG.
Para o futuro, a ADCF pretende dar continuidade ao sonho, que começou com um grupo de jovens que queriam jogar futebol até uma Associação pioneira na dinamização cultural e económica em contexto rural, que tem desenvolvido, não só a aldeia da Felgueira, mas também o concelho e a região, envolvendo sempre a comunidade e as forças vivas deste local.
Para além do livro, a Associação inaugurou também, esta quinta-feira, a exposição, no jardim do Restaurante Mira Freita, intitulada “ADCF no Desporto de Montanha”, que terá a particularidade de poder ser vista noutros pontos do concelho, a partir de 31 de agosto.
A exposição, organizada pela Associação, com o apoio da Câmara de Vale de Cambra, conta com 60 fotografias a cor, da autoria de Luís Coelho, Joel Santos, Ângelo Pinho e M. Moreira de Azevedo e ilustra algumas das principais atividades na área do desporto de montanha, organizadas pelos seus departamentos de Skyrunning e Pedestrianismo, com especial enfoque para a prova de competição, FreitaSkyrunning e a marcha de montanha, FreitaTreking.