As duas equipas são constituídas por cinco elementos cada, que estão em permanência no quartel de Bombeiros de Vale de Cambra para ocorrer a qualquer situação de urgência, durante 12 horas, de segunda a sábado.
Entrou esta terça-feira em atividade a segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP) dos Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra.
Com a criação desta nova EIP, composta por um total de cinco bombeiros profissionais, eleva-se para 10 o número de elementos disponíveis para assegurar em permanência o socorro às populações em caso de incêndios, inundações, desabamentos, abalroamentos e em todos os acidentes ou catástrofes e também na colaboração em outras atividades de proteção civil, no âmbito do exercício das funções específicas que são atribuídas aos corpos de bombeiros.
Segundo Victor Machado, comandante da corporação de bombeiros de Vale de Cambra, a criação da segunda EIP vai melhorar a eficiência da proteção civil e as condições de prevenção e socorro face a acidentes e catástrofes.
O comandante refere que, desta forma, está assegurada a resposta no âmbito da protecão e socorro, 12 horas por dia, das 8h às 20h, de segunda a sábado.
“Daremos agora uma cobertura mais alargada na resposta profissional, não dependendo da disponibilidade dos voluntários”, refere ao jornal Voz de Cambra.
Victor Machado destaca que os profissionais que integram estas equipas são especializados e têm competências para atuarem em diferentes cenários.
“A resposta é mais célere e com meios humanos mais bem preparados para as situações”, explica.
A primeira equipa foi criada em 2017 e a constituição de ambas resulta de um acordo entre a Câmara Municipal de Vale de Cambra, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra.