A Associação Desportiva Valecambrense e a Associação Cultural e Recreativa de Vale de Cambra estão entre os 50 clubes aveirenses que vão receber a certificação de entidades formadoras da Federação Portuguesa de Futebol.
Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), visita este sábado, a Aldeia do Futebol de Aveiro (AFA), para a entrega de certificados às Entidades Formadoras filiadas na Associação de Futebol de Aveiro.
A cerimónia contará com a presença dos 50 clubes certificados, dos autarcas dos 16 concelhos de Aveiro com entidades formadoras reconhecidas pela Federação Portuguesa de Futebol.
Este ano, são mais 16 os clubes filiados na AFA e o seu presidente, Arménio Pinho sublinha a continuidade da qualidade na formação dos clubes que a Associação representa.
Entre estes estão duas coletividades desportivas de Vale de Cambra. A Associação Desportiva Valecambrense (ADV) e a Associação Cultural e Recreativa (ACR) de Vale de Cambra estão então os 50 clubes aveirenses que receberão a certificação de entidades formadoras da FPF.
Com a avaliação de quatro estrelas estão: AA Avanca, AD Taboeira, AD Sanjoanense, CD Feirense, Lusitânia de Lourosa FC, SC Espinho e UD Oliveirense, GD Gafanha, Anadia FC e FC Cesarense.
A AD Valecambrense recebe a classificação de três estrelas, à semelhança de: Fiães SC, CJ Salesianos de Arouca/FC Arouca, RD Águeda, NEGE, Fiães SC, FC Vaguense, CD Estarreja, SC São João de Ver, ARC São Vicente Pereira, CD Paços de Brandão, FC Cortegaça, GDR Soutelo, Estrela Azul, ADC Lobão, Arada AC, CF União Lamas e AD Argoncilhe.
Com duas estrelas estão os clubes: UD Fermedo, JA Rio Meão, CD Tarei, AC Marfoot Silvalde e GD Eixense.
No futebol feminino, o CD Feirense, o NEGE e Clube de Albergaria receberam três estrelas. Ainda na vertente feminina, o GD Eixense está agora no nível de Centro Básico de Formação de Futebol.
A ACR Vale de Cambra situa-se entre os 17 clubes de futsal certificados e com uma avaliação de duas estrelas, à semelhança do SC Beira-Mar, AC Luso, ACD Gião, Lusitânia de Lourosa FC, ADREP e CD Pateira. Já o GRC Dínamo Sanjoanense tem uma avaliação de quatro estrelas, seguindo-se Futsal Azeméis, ARC Saavedra Guedes, AD Travassô e Clube de Albergaria com três estrelas.
Ainda nesta modalidade, com o estatuto de Centro Básico de Formação de Futsal, estão a AJ Fiães, GRC Telhadela, CCR Maceda, Branca Activa SC e GD Beira-Ria.
O CD Feirense, Clube de Albergaria, Lusitânia de Lourosa FC, GD Eixense e NEGE apresentam certificações em mais do que uma vertente ou modalidade.
O processo de certificação de entidades formadoras nasceu em 2015 e serve para os clubes registarem contratos de formação desportiva, de qualificação dos processos de formação dos praticantes e para os clubes receberem dividendos de transferências de atletas da formação e participarem nos campeonatos nacionais.