Abriu hoje portas o Centro de Vacinação de Vale de Cambra, na antiga Casa do Povo de Macieira de Cambra. O espaço garante “maior comodidade para os utentes” que agora não têm de se deslocar a São João da Madeira, refere o presidente da Câmara, José Pinheiro.
Rosa Pina, de 58 anos aguardava a sua vez na sala de espera do novo centro de vacinação, para levar a terceira dose da vacina contra a covid-19. Veio de Merlães, Cepelos e mostra-se satisfeita por não ter de se deslocar a S. João da Madeira.
“Aqui é mais perto e não tenho de incomodar o meu filho para me ir levar a S. João da Madeira, como aconteceu com as duas primeiras vacinas”, salienta a utente.
José Pinheiro esteve presente no primeiro dia de funcionamento e sublinha a importância da reabertura do centro de vacinação no concelho. O edil lembra que não foi da responsabilidade da autarquia o encerramento do espaço anterior e que mostrou a sua discordância às entidades competentes.
“Sei que é um pouco tarde a reabertura, mas não é uma responsabilidade da Câmara Municipal, porque nós não temos a tutela da saúde. Cabe-nos fazer pressão, exigir mas nem sempre somos atendidos”, explica.
O autarca diz que o novo centro vai servir a comunidade, da mesma forma que o fez inicialmente e que é uma mais valia para quem tinha de se deslocar ao concelho vizinho.
“Não hesitámos em reabrir o novo centro em Vale de Cambra. Este é mais pequeno, mas também são menos as pessoas por vacinar e vai evitar os transtornos que as pessoas, sobretudo as do interior do concelho, tinham para se deslocar a S. João da Madeira, fazendo, por vezes, cerca de 70 ou 80 km”, frisa.
O novo centro tem capacidade para vacinar 900 pessoas por dia mas, neste primeiro dia, foram apenas administradas 136 vacinas. A reduzida afluência pode estar relacionada com o reinício do processo de vacinação no concelho e espera-se uma maior afluência nos próximos dias, sublinha o diretor do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Aveiro/Norte ao Voz de Cambra.
Miguel Portela lembra que foi necessário contratar profissionais de saúde para dar resposta à reabertura dos centros de vacinação nos concelhos de Vale de Cambra e, a partir de fevereiro, também de Oliveira de Azeméis. Recorde-se que o Centro de Vacinação de S. João da Madeira, tem recebido os utentes do Agrupamento e tem batido recordes de vacinação por dia.
A vacinação em Vale de Cambra está a ser feita nas modalidades de agendamento central, mas também há a possibilidade de ser vacinado através da Casa Aberta com senha digital.
As senhas digitais podem ser tiradas através da página https://covid19.min-saude.pt/senha-digital/ , no próprio dia em que o utente pretende ser vacinado. Os utentes têm de, obrigatoriamente, tirar a senha para um centro de vacinação localizado no seu concelho de residência. Antes de tirar a senha digital, o utente deve consultar o portal da afluência em https://covid19.min-saude.pt/cvc/ e verificar se o centro de vacinação que pretende tem o semáforo verde. Após preencher e submeter o formulário, o utente receberá a sua senha digital com o respetivo número e hora prevista. O objetivo deste sistema é evitar que as pessoas esperem numa fila para serem vacinadas.
O centro de vacinação de Vale de Cambra entrou em funcionamento esta terça-feira e vai funcionar às terças e quintas-feiras das 8h30 às 16h30 e, a partir de 6 de fevereiro, também aos domingos, das 8h às 14h.
O agendamento para a vacinação pode ser feito em https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento.