Martim Borges de Freitas, cabeça de lista do CDS pelo circulo de Aveiro e João Almeida, eleito deputado pelo distrito nas últimas legislativas, vieram esta quinta-feira a Vale de Cambra em campanha e estabelecem como uma das prioridades para o concelho – dar utilidade às instalações do Tribunal Judicial de Vale de Cambra.
Sem os autarcas que estavam inicialmente anunciados como candidatos ao Parlamento, para evitar suspensões de mandato, dos quais fazia parte o presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro, o CDS leva Martim Borges de Freitas como cabeça de lista por Aveiro às próximas eleições legislativas, a 30 de janeiro.
O candidato fez-se acompanhar por João Almeida, eleito deputado por Aveiro nas últimas legislativas, numa visita a Vale de Cambra, município liderado pelo CDS há oito anos. A acompanhar os candidatos, esteve o presidente da concelhia CDS, Pedro Magalhães, o atual presidente da Assembleia Municipal de Vale de Cambra e ex-deputado na Assembleia da República, Miguel Paiva, o presidente da Câmara, José Pinheiro, o vereador José Alexandre Pinho, os presidentes da junta de S. Pedro de Castelões e Junqueira, Sérgio Soares e Henrique Pereira respetivamente, entre outros militantes do partido.
A visita teve inicio no Tribunal Judicial de Vale de Cambra, onde Martim Borges de Freitas diz ter constatado “o sub-aproveitamento das instalações do palácio de justiça”.
“É um edifício de propriedade do estado, que poderia ter mais valências e assim ser mais aproveitado, com benefício para a justiça, evidentemente, mas também para a economia local. Ainda por cima, quando sabemos que há outros tribunais cujas instalações são arrendadas”, especifica.
Os candidatos do CDS comprometem-se a avançar com as iniciativas necessárias para dar “um sentido útil a estas instalações, mas, sobretudo, aos valecambrenses”, adiantam.
A comitiva visitou ainda o quartel dos Bombeiros de Vale de Cambra, que consideraram um dos melhores e mais bem equipados do país.
“Ficámos com a sensação de que a corporação de Bombeiros de Vale de Cambra é uma das que dispõe de mais meios do distrito, nas mais variadas áreas”, revela.
Os candidatos reuniram também com José Pinheiro, que lhes deu uma panorâmica do concelho e da ação da autarquia no passado e do futuro.
“Podemos afirmar com segurança que, como se comprovou nas últimas eleições autárquicas, Vale de Cambra está muito bem entregue”, constata Martim Borges de Freitas.
A ação foi acompanhada por João Almeida, que, à semelhança do antigo presidente do CDS-PP Manuel Monteiro e do antigo líder parlamentar António Lobo Xavier têm participado em ações de campanha para as legislativas no círculo de Aveiro, sem se cruzarem com o atual presidente do partido, Francisco Rodrigues dos Santos, que já esteve no distrito de Aveiro em contacto com a população.
Nas últimas eleições legislativas, o CDS elegeu um deputado pelo círculo de Aveiro, João Almeida, e foi a quarta força mais votada naquele distrito, com 5,69% (20.045 votos).