O Taigo, o primeiro SUV coupé da Volkswagen no mercado europeu, chega agora ao concessionário EMAC | Garagem de Arrifana com um estilo cheio de caráter e preços desde 23.526 euros. Imagem desportiva, um interior espaçoso e muita tecnologia são os cartões de visita do Taigo, disponível com os motores 1.0 e 1.5 TSI, caixa manual ou DSG de sete velocidades.
O Taigo é o sexto SUV da Volkswagen no continente europeu, depois do Tiguan, Touareg, T-Roc, T-Cross e do 100% elétrico I.D. 4, aumentando assim a oferta da marca alemã num segmento cada vez com maior volume de vendas.
Desportivo, orientado para o lifestyle e urbano, mas ainda assim robusto, para que as suas formas despertem emoções ao primeiro olhar, o novo SUV coupé da Volkswagen dirige-se principalmente aos clientes jovens e aos amantes do estilo de vida ativo. Para os cativar, o Taigo dispõe de um vasto leque de personalização, sendo possível escolher entre oito cores para o exterior, que podem ser combinadas com um teto de cor preta. A isto junta novas decorações no interior e um tablier mais agradável ao toque comparativamente com o T-Cross. Junta ainda um painel de instrumentos digital de série com 8 polegadas (com opção de 10,25”) e um sistema de infotainment com ecrã tátil de 8 polegadas de série (com opção de 9,25”) e o sistema de infotainment MOD 3.1 que possibilita a personalização “on demand” posterior à aquisição do modelo. Contruído com base na plataforma MQB A0, a mesma do Polo e do T-Cross, o Taigo mede 4,26 m de comprimento, contra os 4,11 m do T-Cross.
Comparativamente com o T-Cross, o Taigo é mais baixo (1,515 m contra 1,558 m), diferenciando-se ainda do T-Cross pela sua linha de tejadilho descendente. Ainda que tenha um maior foco no estilo o Taigo não vê prejudicado o espaço a bordo, nem a capacidade da bagageira, que anuncia 438 litros de capacidade, apenas menos sete litros que o T-Cross. Também a posição de condução elevada se mantém, indo de encontro às atuais tendências de mercado.
Motores TSI económicos e de baixas emissões
No lançamento o Taigo está disponível com três opções de motorização, todas a gasolina e de tração dianteira. Na base da oferta está o bloco tricilíndrico 1.0 TSI de 95 cv (caixa manual de cinco velocidades) à qual se junta o 1.0 TSI com 110 cv (caixa manual de seis velocidades de série ou caixa DSG de dupla embraiagem e sete velocidades em opção. No topo da oferta está o 1.5 TSI de quatro cilindros turbo com 150 cv e caixa DSG7. As velocidades máximas são de 183 km/h, 191 km/h e 212 km/h, respetivamente.
No campo dos consumos e emissões, o Taigo 1.0 TSI 95 cv emite 113 a 108 g/km de CO2 e consome entre 4,9 e 4,7 l/100 km. A variante de 110 cv gasta entre 5,0 e 4,9 l/100 km e emite entre 114 e 111 g/km de CO2. Por último, o Taigo 1.5 TSI 150 cv anuncia 5,1 l/100 km e emite 117 a 116 g/km de CO2.
É possível escolher entre quatro níveis de equipamento Life, Style e R-Line. A versão Life está equipada com faróis em LED, Digital Cockpit Basic, Rádio 8” Ready Discover, sensores de estacionamento, ar condicionado Climatic, sistema Lane Assist, jantes de 16 polegadas, volante multifunções em couro, vidros traseiros escurecidos, App Connect Wireless, câmara traseira, Front Assist, roda suplente e barras de tejadilho em preto. O nível Style junta-lhe as jantes de 17 polegadas, faróis iQ.Light LED Matrix, faróis de nevoeiro, Travel Assist, Digital Cockpit Pro 10,25”, ar condicionado Climatronic de duas zonas e barras de tejadilho prateadas. Por último, o R-Line adiciona os para-choques na cor da carroçaria e outros apontamentos visuais específicos no interior e no exterior.
O novo Volkswagen Taigo está disponível para test-drive no concessionário EMAC | Garagem de Arrifana. Os preços começam nos 23.526 euros da versão 1.0 TSI 95 Life. Continuam nos 25.080 euros do 1.0 TSI 110 Life e nos 26 .818 euros do 1.0 TSI 110 cv Life com caixa automática. Por 27.767 euros está disponível o 1.0 TSI 110 Style e por 29.497 euros o 1.0 TSI 110 Style DSG. A versão 1.5 TSI Style DSG custa 33.510 euros. Os preços das versões R-Line começam nos 28.838 euros para o 1.0 TSI de 110 cv e vão até aos 34.476 euros do 1.5 TSI R-Line DSG.