Doações, alojamento ou ensino do português são algumas formas de ajudar os ucranianos que estão a chegar ao concelho de Vale de Cambra. Câmara e Cruz Vermelha cria plano de apoio psicológico e jurídico.
A Câmara Municipal de Vale de Cambra em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa de Vale de Cambra, criou um plano de apoio aos ucranianos que passa por doações, alojamento ou ensino do português para as famílias ucranianas, que chegam ao concelho.
Para isso, as duas entidades disponibilizam o link https://forms.gle/nxd8Z6MerLfhMaSPA, onde todas as pessoas, de forma individual ou coletiva, poderão disponibilizar a ajuda que pretende.
A campanha está aberta para angariação de parceiros, particulares ou empresas, que queiram colocar os serviços de alojamento, de oferta de emprego, de ensino do português e/ou com doações, ao serviço do povo ucraniano.
Para além da linha de atendimento direto, são ainda disponibilizados serviços de apoio especializado psicológico e jurídico.
A campanha “Todos somos Ucrânia” tem como resposta de apoio local: o atendimento a cidadãos refugiados da Ucrânia, no município de Vale Cambra, através do número: 911 801 128 e na delegação de Vale de Cambra da Cruz Vermelha Portuguesa, através do número: 91 31 80 292; o apoio Especializado, através da delegação de Vale de Cambra da Cruz Vermelha Portuguesa; o apoio psicológico de emergência, através da linha de apoio 91 31 80 292; o apoio jurídico, através da linha de apoio 91 31 80 292; e a angariação de parceiros para a rede local de apoio a refugiados da Ucrânia.
“Vale de Cambra não pode ficar indiferente a este gesto de união que atravessa todo o país e o mundo. Assim, para além de darmos as mãos e apoiarmos todo o movimento solidário que está a ser vivido no nosso concelho, abrimos portas para ajudar e, dentro daquilo que são as competências do município, avançarmos com estratégias de apoio direto ao cidadão ucrâniano que chega até nós”, explica a nota de imprensa da autarquia.
O presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro sublinha a importância deste projeto para o povo ucraniano, que está a acolher ucranianos fugidos da guerra.
“Pretendemos manifestar ao povo ucraniano que neste momento sofre e foge da guerra, a nossa profunda solidariedade para com a sua população, que enfrenta este ataque, temendo pelas suas vidas nesta hora difícil”, explica.