O programa de combate ao insucesso escolar “Raízes”, foi apresentado na Universidade do Porto pela Câmara de Vale de Cambra.
No âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), a Universidade do Porto recebeu a vereadora do pelouro da Educação da Câmara de Vale de Cambra, Mónica Seixas e a equipa do Projeto Raízes.
O projeto é conduzido pela Autarquia valecambrense que ali partilhou os resultados, juntamente com os outros município da Área Metropolitana do Porto, relativamente ao contributo para combater o abandono escolar e o insucesso. Aqui foram ainda criadas novas lógicas de construção local da educação.
O Projeto Raízes deu conta da intervenção da equipa multidisciplinar na educação pré-escolar (crianças com 5 anos), alunos do 1º ciclo e alunos do 2º ciclo (5º ano).
Desde 2018, o projeto Raízes, ancorado no Gabinete de Avaliação e Intervenção, acompanhou individualmente 235 crianças, totalizando 1214 ações de avaliação e 2808 sessões de intervenção.
Para além disso, tem vindo a desenvolver programas em contexto de sala de aula envolvendo 1200 crianças de 70 turmas, num total de 460 sessões, contribuindo ainda ativamente para a capacitação dos atores educativos.
“Tem sido um percurso gratificante, baseado numa cultura de cooperação com o Agrupamento de Escolas, as Instituições locais, as associações de pais, as juntas de freguesia e sobretudo com as famílias, célula fundamental para o desenvolvimento equilibrado das nossas crianças e jovens”, destaca a vereadora da educação, Mónica Seixas.
A responsável diz reconhecer a importância do impacto do Projeto como recurso de apoio na promoção do sucesso educativo, e revela que o Município assumiu a sua continuidade para além do financiamento comunitário que terminou em dezembro de 2021.