Dois valecambrenses começaram neste domingo a percorrer de bicicleta aquela que é a maior estrada europeia, Estrada Nacional 2, que liga Chaves (Trás-os-Montes) a Faro (Algarve).
Bruno Silva e Bruno Mouta, naturais e residentes em Vale de Cambra, partilham a paixão pelo ciclismo e o BTT e resolveram fazer a viagem a pedal, “pelo prazer de andar de bicicleta”, mas também para percorrer a estrada mítica – Estrada Nacional 2, que vai de lés a lés do país.
O percurso completo tem um total de 738 quilómetros. A intenção é fazê-lo em quatro dias a pedalar. Os jovens saírem este domingo de Chaves, onde começaram a longa viagem.
Nesta terça-feira, encontram-se na terceira etapa do percurso, que vai de Abrantes a Ferreira do Alentejo. Segue-se, amanhã, quarta-feira, a última fase, que vai de Ferreira do Alentejo a Faro.
“Está a ser uma experiência incrível”, sublinharam os dois ciclistas ao Voz de Cambra. Apesar das dificuldades que estão a enfrentar devido às altas temperaturas que se têm feito sentir, Bruno Silva e Bruno Mouta consideram esta iniciativa uma aposta ganha de superação pessoal.
“Na segunda-feira, tivemos de parar várias vezes para nos hidratarmos devido ao calor, com máximas de 45 graus, e resolvemos seguir caminho pela noite dentro, a pedalar, por ser mais fresco”, explicaram.
A EN2 é a maior estrada europeia e a terceira mais longa do mundo, logo a seguir à Route 66 norte-americana e à Ruta 40 argentina, além da única estrada nacional que atravessa Portugal.
Os dois valecambrenses já estiveram várias vezes no pódio do ciclismo e BTT em provas realizadas na região e lembraram que este percurso na EN2 é também uma forma de representar Vale de Cambra, onde “existem muitos amantes da modalidade”.
Para realizarem esta prova, os atletas, que pertencem à equipa AztrailBiketeam, contaram com o apoio de alguns particulares amigos e empresas que representam o concelho, como RPBikeShop e Cerveja Vadia, entre outras da região.