Entre 26 de agosto e 08 de setembro, a Praça da República, em Macieira de Cambra, será palco para gastronomia, música, atividades lúdicas e recreativas e contará ainda com a inauguração de uma exposição de escultura e lançamento de um livro. O evento termina com uma homenagem à macieirense Paula Coutinho.
O programa é vasto e contempla uma diversidade de atividades. A abertura do evento “Praça ConVida” começa pelas 19h, a 26 de agosto, com tasquinhas das associações da freguesia, com petiscos e bebidas. À noite, a Orquestra Ligeira de Cambra vai dar um concerto musical.
Já no sábado, 27 de agosto, as tasquinhas continuam a laborar a partir das 12h e, pelas 15h, começam as atividades lúdicas e recreativas para crianças. Nesta noite, vai atuar o Grupo Etnográfico Terras de Cambra, com o Festival FolkCambra.
No dia 28 de agosto, a gastronomia da região pode ser apreciada a partir das 12h e, pelas 15h, continuam as atividades direcionadas às crianças. Neste domingo, a partir das 17h, vai atuar a Casa do Professor e Universidade Sénior de Vale de Cambra, com os grupos de cavaquinhos, teatro e canto.
A 03 de setembro, vai ser inaugurada a exposição de escultura “Vaz Relvas” na Praça da República, que estará aqui patente até 30 de setembro. Neste dia, será ainda apresentado o livro “O que diz o silêncio das pedras”, de Paulo Moreira.
No último dia do evento, a 08 de setembro, depois de realizada a eucaristia na igreja matriz, vai ser feita uma homenagem póstuma a Paula Coutinho, com o descerramento de uma placa no jardim da Praça. Natural de Macieira de Cambra, Paula Coutinho foi médica neurologista, professora e investigadora, considerada pioneira da neurogenética em Portugal e veio a falecer a 11 de junho.
O evento é organizado pela junta de freguesia de Macieira de Cambra, que conta com o apoio da Câmara de Vale de Cambra e a colaboração de associações e coletividades da freguesia.