O presidente do CDS-PP, Nuno Melo, visitou ontem, sábado, a Feira da da Castanha de S. Pedro de Castelões, Vale de Cambra.
Durante a visita ao certame, o também membro da Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, provou desde a castanha aos produtos transformados e elogiou a sua qualidade.
“É notável ver a qualidade do que se produz aqui em Vale de Cambra. Desde a castanha aos produtos transformados, só levamos daqui boas recordações e também alguns produtos”, sublinhou Nuno Melo.
Para o Eurodeputado, a castanha é um produto a apostar e aconselha à exploração da cultura do castanheiro, quer a nível da produção quer da sua comercialização.
“Esta é uma Feira muito interessante que tem que ver com um produto com grande rentabilidade, que tem permitido novas apostas em áreas diversas, em Trás-os Montes, mas também aqui nesta região em Vale de Cambra”, declarou ainda.
O deputado no Parlamento Europeu ouviu algumas das preocupações dos agricultores do concelho e região, que vão desde a falta de mão de obra e de ordenamento do território, aos encargos administrativos, ao atraso dos pagamentos e, no caso da produção de mel, à falta de apoios no combate à vespa asiática.
“Ser agricultor não é fácil e é preciso apoiar este setor estratégico”, frisou.
Em declarações ao Voz de Cambra, Nuno Melo lembrou que a agricultura foi sempre um setor ao qual o CDS deu um lugar de destaque.
O Eurodeputado fez criticas ao Governo que, segundo o mesmo, “tem desperdiçado os fundos comunitários” e lembrou que este “tem de olhar para o setor agrícola como “parceiro”.
Nuno Melo participou ainda de uma conferência, promovida pela junta de freguesia de S. Pedro de Castelões, em parceria com a Câmara de Vale de Cambra, sobre Agricultura e Floresta, onde foram interpretados os desafios e oportunidades deste setor. Aqui, o líder partidário falou também sobre a urgência de agir no combate à escassez de água, através da “captação, retenção e gestão deste recurso”.
Depois da visita a Trofa e a Vale de Cambra, naquele dia, o líder do CDS-PP revelou que o partido “está no caminho da recuperação” e que acredita que, em breve, estará nos vários municípios, em campanha para as próximas legislativas.
A acompanhar esta visita estiveram membros do CDS-PP, como o presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro, vereadores da Câmara, o líder concelhio, Pedro Magalhães, o presidente da junta de freguesia de S. Pedro de Castelões, Sérgio Soares e membros da junta, entre outros.