Projeto “Ponto Fogaça” parte da iniciativa da Câmara de Santa Maria da Feira e envolve comunidade de vários concelhos limítrofes, como Vale de Cambra.
Celeste Piedade, de 68 anos, natural de S. Pedro de Castelões e Ana Maria Vide, de 72 anos, de Macieira de Cambra têm conhecimento e experiência na arte do tricô e não hesitaram em integrar o projeto. Têm ambas filhos a residir e trabalhar em Santa Maria da Feira e netas que já participaram na Festa das Fogaceiras.
As tricotadeiras trabalham de forma autónoma em casa e, pontualmente, participam em encontros com as restantes voluntárias para partilhar experiências e conviver.
As valecambrenses juntam-se a participantes dos municípios de Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira e Ovar para fazer casacos de lã à mão, que vão aconchegar as meninas mais pequenas da Festa das Fogaceiras, a mais emblemática festividade do concelho de Santa Maria da Feira, no dia 20 de janeiro.
A iniciava partiu da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, que desafiou a comunidade a participar na produção artesanal de casacos de lã brancos, mas o projeto serve também de “ponto de encontro e de partilha, onde o ponto de tricô aconchega uma tradição secular”, referiu o Município em nota de imprensa.
O projeto “Ponto Fogaça” iniciou a 12 de novembro deste ano, no Imaginarius Centro de Criação, com um grupo de funcionárias municipais que aceitaram o desafio de coordenar o projeto e tricotar algumas das peças.
A Autarquia disponibiliza os materiais necessários à produção dos casacos (agulhas, lã, botões e molde) e a equipa coordenadora presta os esclarecimentos necessários a todos os interessados.
Em ano de estreia, o projeto comunitário vai dar prioridade às fogaceiras mais pequenas, mais vulneráveis ao frio, mas tem como objetivo alargar a oferta, mediante o número de voluntários que aderirem à iniciativa.
“Os casacos de malha artesanais, que serão produzidos no âmbito deste projeto, vão completar e enriquecer o espólio do Cantinho da Fogaceira, que já disponibiliza centenas de vestidos e sapatos brancos, utilizados anualmente pelas meninas fogaceiras que desfilam no Cortejo Cívico e na Procissão, mediante solicitação prévia e stock limitado”, explica ainda o documento.
A Câmara Municipal pretende reunir todos os envolvidos no projeto em meados de dezembro, com a partilha de saberes, o convívio entre gerações e o registo do momento para memória futura.
“Até lá, todos os encontros em família ou com amigos, motivados por este “Ponto Fogaça”, serão bem-vindos e recomendados”, refere ainda a organização.
Os interessados em fazer parte do projeto comunitário devem contactar através do número 912 957 996 – de segunda a sexta-feira, preferencialmente entre as 9h00 e as 17h00 – ou através do email cultura@cm-feira.pt.