É uma das principais atividades da programação de Natal em Vale de Cambra. O Bosque de Natal abriu ao público este sábado, onde não falta a Casa do Pai Natal, gastronomia, artesanato, figuras e “casinhas” natalícias, atividades para os mais pequenos e espetáculos alusivos à época.
A abertura oficial do Bosque de Natal decorreu este sábado e foi animada pelos “Seven Brass” e pela peça de teatro infantil “Gira Mundo”.
As associações e coletividades do concelho foram chamadas a participar nesta iniciativa, desenvolvida pela Câmara Municipal de Vale de Cambra, para ali mostrarem as suas valências, mad também venderem os seus produtos de gastronomia e artesanato e angariar verbas.
Este ano, o Bosque conta ainda nova decoração. Foram feitas, pelos carpinteiros da Autarquia, novas “casinhas”, para embelezar o espaço, que tem também, nesta edição, a colaboração das paróquias do concelho, que decoraram o recinto com anjos brancos.
A iniciativa proporciona ainda aos visitantes mais pequenos, uma plataforma de arborismo.
Em declarações ao Voz de Cambra, o presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro disse que a programação de Natal deste ano é “dinâmica” e retrata o que de melhor existe no concelho.
“Queremos manter esta dinâmica, de dar oportunidade às nossas associações, coletividades, artesãos, de mostrarem o que de melhor fazem no nosso concelho”, declarou.
No contexto na abertura do Bosque de Natal, o autarca lembrou que este é um espaço de convício, partilha e envolvimento, numa altura de difícil contexto e conjuntura económica e social que o país atravessa.
“Quisemos manter esta chama de Natal nestes tempos que não estão fáceis e fazer com que as crianças se sintam felizes e vivam esta quadra natalícia”, reforçou.
Apesar de, neste Natal, a Autarquia garantir medidas face à crise energética – com as luzes a apagar mais cedo, os edifícios municipais a não estarem iluminados como habitualmente e, toda a decoração ser efetuada com recurso a tecnologia LED – da programação de Natal deste ano, fazem parte iniciativas como o Bosque de Natal, entre outras diversões natalícias e ainda o incentivo ao comércio local.
“Envolvemos os nossos em prol de uma programação cultural, com quem as nossas comunidades se possam identificar”, referiu a vereadora da Cultura, Mónica Seixas, ao Voz de Cambra.
A responsável pela Cultura no concelho lembrou que o envolvimento das coletividades nestas iniciativas serve também para mostrar aos mais jovens a importância do associativismo.
O Bosque decorrerá, aos sábados, domingos e feriados, entre as 13h30 e as 19h (sábado) e as 10h e 19h (domingos e feriado).
Ao longo dos dias 3, 4, 8, 10, 11, 17 e 18 de dezembro, o jardim central da cidade será o epicentro de concertos ao ar livre (com os Seven Brass; a OLCA ou o coro da Academia de Música); de teatro para a infância e para as famílias (“GiraMundo” a 3; “O Milgare de Natal na barriga do Pai Natal” pelo Grupo de Teatro de Codal, a 4; O Musicóphone ou “Rudolfo, não faças isso” a 8 e a 10 de dezembro, respetivamente); de dança com as academias locais (Frozen, a 10 de dezembro pela Academia Compassos ou o “Quebra Nozes” pela Fifteen Academy) e até, Teatro de Fantoches no dia 18 de dezembro com a peça “Dom Azevinho”.