A “Subida Mais Longa” – projeto criado em tempo de confinamento – está agora ainda “mais longa e mais dura”, anuncia a organização, que prepara, para dia 25 de março, a 2ª Etapa do GPS EPIC Samsys 2023. De regresso a Vale de Cambra, a prova vai voltar a levar os amantes do ciclismo à Serra da Freita, passando pelo Parque da Cidade Dr. Eduardo Coelho e várias aldeias do concelho.
Trata-se de uma organização local, composta pelos grupos: Vale dos Duros, IntercaimaBike, Sempre na Roda, Cambra Power Team, Rolhas e Caricas e RPbikeShop.
Os dois trajetos, fornecidos pela organização, vão ser focados na promoção da iniciativa virtual “A Subida Mais Longa” – que surgiu em pleno confinamento, como uma forma de dinamizar as aldeias, promovendo uma subida à Serra da Freita e dois percursos de regresso a Vale de Cambra – bem como partes da etapa 8 da Grande Rota Montanhas Mágicas (Rota Pedestre e Ciclável) na zona da Serra da Freita.
“Para a realização desta etapa, criamos um percurso ainda mais longo, ainda mais duro, a variante EPIC para levar os participantes aos 1100 metros da Serra da Freita” refere Joel Santos, responsável pelo grupo ligado À natureza – Vale dos Duros e impulsionador da prova.
A organização mantém os meus objetivos desde que surgiu – o de “ajudar os pequenos negócios nas aldeias da Serra da Freita, os quais serão os pontos de apoio para pequenos reforços ou para as fugas gastronómicas”, explica ainda Joel Santos.
O Parque da Cidade de Vale de Cambra vai receber os participantes, onde será montado o secretariado, uma exposição de parceiros locais, acesso a WC, Cafetaria e a zona de lavagem para as bicicletas.
A prova tem ainda um objetivo solidário. Os participantes vão poder adquirir a credencial da Subida Mais Longa, em troca de um donativo aos Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra, no posto de comando que será instalado no Parque, sendo estes também parceiros para a segurança do evento.
A Subida Mais Longa sai da variante EPIC, da Ponte da Gandra ao Detrelo da Malhada, tornando-se assim ainda mais longa e ainda mais dura do que a anterior.
Centro de BTT de Vale de Cambra na mira
Com mais este evento – que agora conta com a união dos grupos ligados ao ciclismo de Vale de Cambra – a organização pretende também despoletar a implementação do Centro de BTT de Vale de Cambra.