A cerimónia decorreu em frente ao Salão Nobre dos Paços do Concelho, que contou com um momento cultural com a fadista valecambrense Ana Beatriz Sousa, seguindo-se a sessão solene de comemoração dos 30 anos de elevação de Vale de Cambra a cidade. A cerimónia serviu ainda para serem entregues medalhas de mérito municipal.
O presidente da Assembleia Municipal de Vale de Cambra, Miguel Paiva felicitou a cidade de Vale de Cambra pelos seus 30 anos de vida e aproveitou para homenagear todos os autarcas que trabalharam para construir a cidade que é hoje. Miguel Paiva disse que temos a obrigação de a preservar e de promover o seu desenvolvimento económico e apela para que se continue a construir a cidade, porque “é uma obra inacabada”.
O presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, José Pinheiro lembrou que o concelho tem sido “um grande exemplo para o país”, a nível de empreendedorismo e reconhece o papel dos que o antecederam e também dos presidentes de junta de freguesia, para o desenvolvimento do concelho.
José Pinheiro referiu-se ao futuro, como um desafio para colmatar os problemas sociais, como o apoio à população idosa e às IPSS´s, o apoio às crianças e jovens, com a melhoria de escolas, prática de desportos, desenvolvimento da cultura, oferta formativa com resposta à falta de mão de obra das empresas.
Para tal, o presidente da Câmara lembrou ali o que está a ser feito nas várias áreas e destacou o apoio às famílias desfavorecidas, com intervenções de 3,6 milhões de euros, financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência, com a Estratégia Local de Habitação e o 1.º Direito, com a construção de 30 casa, mas também se referiu à construção do Centro de Artes e Espetáculos, o desenvolvimento de mais espaços para fixar empresas nas zonas industriais, o desenvolvimento do turismo, entre outros.
Durante a cerimónia, foi entregue a Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro à Casa do Professor e Universidade Sénior de Vale de Cambra e lembrado o trabalho desenvolvido pelo seu fundador, José Pais, ex-presidente da instituição. A medalha foi entregue à atual presidente, Ângela Alves que deixou ali algumas palavras de agradecimento e lembrou que este “projeto diferenciado” tem contribuído para uma maior inclusão e independência da população do concelho de Vale de Cambra.
A Medalha de Mérito Municipal Grau Prata foi atribuída ao atleta de hóquei Tiago Rodrigues, que já conquistou vários títulos, como: 1,ºs e 2.ºs lugares na seleção nacional e nos mundiais. Por ausência do atleta que se encontrava em competição, a medalha foi entregue à sua irmã Joana Rodrigues que ali deixou palavras de agradecimento e uma mensagem para continuem a apoiar os atletas do concelho.
Leia a noticia na integra, na edição impressa!