O CDC Macieira de Cambra celebrou esta sexta-feira um protocolo com o Sporting Clube de Braga, para ser o primeiro polo da Escola de Futebol “Gverreiros do futuro” no distrito de Aveiro. O objetivo passa por fortalecer as relações bilaterais e promover ações de cooperação entre a Formação dos dois clubes.
Cristina Maria Santos
O protocolo foi assinado esta sexta-feira, em Braga, mas a parceria já existia entre um dos clubes com mais títulos do futebol português, Sporting Clube de Braga (SCBraga), dos quais sobressai a conquista da Taça de Portugal na época 2020/2021 e o Clube Desportivo e Cultural (CDC) de Macieira de Cambra, de Vale de Cambra.
De Macieira de Cambra partiram, há cerca de um mês, seis jovens para fazerem observação na cidade desportiva do SCBraga. Esta ação vai voltar a repetir-se, agora que os clubes estão unidos por um objetivo em comum – formar e potenciar os jovens atletas.
O Clube de Macieira de Cambra passa agora ter uma Escola de Futebol “Gverreiros do futuro” (EFGF), que surgiu em Braga, através do projeto da Cidade Desportiva, com um modelo próprio para o desenvolvimento da prática desportiva e competitiva. Ao longo do tempo, esta reforçou o seu posicionamento e afirmou-se em vários polos no país.
O CDC de Macieira de Cambra será o primeiro polo do distrito de Aveiro, de entre outros que se irão juntar a esta Escola, refere o CDC ao Voz de Cambra.
“De olhos postos no futuro, o Clube, que milita na 1ª Divisão Distrital de Aveiro, ambiciona providenciar aos seus jovens atletas, condições para que possam evoluir desportivamente e, para além do desporto, promover valores como o respeito, o esforço, a ambição e o trabalho em equipa”, explica.
A Escola de Futebol Gverreiros do Futuro abrange os escalões de formação onde militem atletas com idades compreendidas entre os 3 e os 12 anos, assim como os escalões de futebol feminino até sub-17. O protocolo vai ainda permitir que os treinadores do CDC Macieira de Cambra recebam formação do SCBraga.
A coordenação da Escola e de toda a restante formação em Macieira de Cambra ficará a cargo de Ricardo Pina, que se encontra há mais de uma década a treinar o CDC Macieira de Cambra, tendo sido treinador dos escalões de formação e técnico principal da Equipa Sénior, que subiu ao primeiro escalão do distrito de Aveiro.
Para o Clube, a assinatura deste protocolo, é mais um passo dado no sentido de consolidar o trabalho desenvolvido pela direção, liderada por António Moreira, desde 2022.
Esta e outras conquistas, são motivo de orgulho para o CDC, que assinala este ano 42 anos de vida e que acredita estar a levar o Clube a bom porto e até já aumentou em 20% o número de atletas.
“A atual direção do CDC Macieira de Cambra herdou um Clube que tinha vários problemas relacionados com dividas contraídas em mandatos anteriores, sendo a maior relacionada com a colocação do relvado sintético no campo principal, conseguindo neste período cumprir e finalizar com todas estas obrigações”, refere o Clube.