Futebol, basket, quinta pedagógica, yoga, make-up, tranças, passeios de bicicleta, ping-pong, zumba, insufláveis e lanche partilhado são algumas das atividades que, cerca de duas centenas de crianças e jovens de 18 centros de acolhimento do distrito de Aveiro, se encontram a realizar esta quinta-feira no Parque da Cidade Dr. Eduardo Coelho, em Vale de Cambra.
Crianças e jovens de 18 instituições e de todas as idades convivem naquele que é um encontro para uns e um reencontro para outros.
O Encontro Interinstitucional de Casas de Acolhimento já vai na quarta edição e é inédito no país. Tem servido de exemplo para outros distritos, que já estão a “copiar” a ideia, criada pelos dirigentes dos centros de acolhimento do distrito de Aveiro.
Esta edição foi organizada pelo Centro de Acolhimento da Delegação da Cruz Vermelha de Vale de Cambra e os Centros de Acolhimento de Oliveira de Azemeis, S. João da Madeira e Arouca e recebido, pela primeira vez, em Vale de Cambra. O evento conta com o apoio da Autarquia valecambrense.
Participam neste Encontro cerca de 200 crianças e jovens, acompanhados pelos respetivos cuidadores e elementos das equipas técnicas. Entre eles, encontram-se também as crianças do Centro de Acolhimento Temporário da Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra.
Na apresentação da iniciativa, estiveram várias entidade públicas concelhias e distritais, entre o diretor da Segurança Social de Aveiro, Fernando Mendonça, o presidente da direção da Plataforma de Apoio a Jovens E-Acolhidos (PAJE), João Pedro Gaspar, o presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, José Pinheiro e os vereadores do Desporto e Educação, André Silva e Mónica Seixas, respetivamente, o presidente do Centro de Acolhimento da Cruz Vermelha de Vale de Cambra, José Roque e os presidentes e representantes dos Centros de Acolhimento que participam no Encontro.
O evento ainda decorre durante toda a tarde no Parque da Cidade de Vale de Cambra, até às 16h30.