Ana Moniz é “Professora do ano” e fala da perceção com que ficou da ação educativa nas escolas de Vale de Cambra, aquando da sua participação no Colóquio da Educação, com o tema “Ser professor(a) numa escola em mudança”. A VIII edição do evento decorreu esta quinta-feira no Centro Cultural, em Macieira de Cambra e marcou o arranque do ano letivo 2023/2024.
Vale de Cambra promoveu o VIII colóquio para debater a educação no arranque do ano letivo junto da comunidade educativa. Uma iniciativa da Câmara de Vale de Cambra, através do Projeto Raízes e o Agrupamento de Escolas de Búzio.
Ana Moniz, vencedora do “Nobel” da Educação, vulgarmente conhecido por distinguir o considerado “melhor professor do ano”, revelou ao Voz de Cambra que ficou “impressionada” com as práticas educativas e condições implementadas nas escolas do concelho.
“O Agrupamento de Escolas de Búzio está aberto a novidades, é ´fora da caixa´, desenvolve práticas inclusivas e pedagogias dinâmicas”, referiu a professora ao Voz de Cambra.
Ana Moniz veio do Bombarral, onde trabalha com autistas para falar do tema: “espaços de aprendizagem inclusivos”.
Para Ana Moniz, “o grande objetivo/ desafio a alcançar numa escola inclusiva passa, apenas, por permitir que todas as crianças, apesar das suas diversidades específicas, aprendam e atinjam as suas metas curriculares, e do desenvolvimento, ainda que o caminho (método) para lá chegar possa ser diferente”.
Segundo a professora, “cabe ao professor, confrontado com realidades diferentes, desafiadoras e atípicas, vestir-se de otimismo e assertividade e, através de um trabalho diário e colaborativo, olhar para o aluno e desenhar vários cenários para que o mesmo ultrapasse as suas desvantagens”, referiu ainda.