A história e a obra da presidente do conselho executivo da Fundação Luiz Bernardo de Almeida, Fátima Vide, entre outras ações, serão eternizados, através da nova creche da Instituição. A abertura do espaço, localizado em Vila Chã, que receberá o nome da engenheira, em homenagem póstuma, vai acontecer esta sexta-feira, dia 29 de setembro, com um “Dia Aberto”, que servirá para dar a conhecer as instalações à comunidade. A Creche abrirá na próxima segunda-feira, com 30 crianças, das 40 que a virão a frequentar neste ano letivo.
Cristina Maria Santos
A nova Creche da Fundação Luiz Bernardo de Almeida foi uma das obras que a presidente do Conselho Executivo da Instituição de Solidariedade Social (IPSS) deixou, quando faleceu em julho deste ano, aos 77 anos.
“A construção desta Creche representou sempre uma prioridade para a engenheira Fátima Vide, que se preocupava muito e sempre com a qualidade de vida das famílias”, sublinhou o diretor geral da Instituição, José Carlos Coelho, ao Voz de Cambra.
Os órgãos sociais da Instituição foram unanimes na atribuição do nome de Fátima Vide à nova Creche, que se designará “Creche Eng. Fátima Vide”.
A construção desta nova resposta resulta de um protocolo da Fundação Luiz Bernardo de Almeida com a Segurança Social, com um investimento na ordem dos 650 mil euros.
Com capacidade para 40 crianças, dos quatro meses aos três anos de idade, as instalações abrirão na próxima segunda feira, dia 2 de outubro, com 30 crianças que já se encontram inscritas neste ano letivo 2023/2024. As instalações são compostas por três salas, entre as quais, um berçário com capacidade para 10 crianças, uma sala dos um aos dois anos, com capacidade para 14 crianças e uma sala dos dois aos três anos, para acolher 16 crianças.
A Fundação quis proporcionar uma visita às instalações da Creche, situadas ao lado do novo Centro Cívico de Vila Chã e convida toda a comunidade para o “Dia Aberto”, que irá acontecer já esta sexta-feira, dia 29 de setembro, das 14h30 às 17h30.
Desde 2004, que a Fundação Luiz Bernardo de Almeida dá respostas na área da infância, com o funcionamento de uma creche e um serviço de apoio à família com a resposta ao nível do prolongamento de horário das crianças que frequentam os jardins de infância.