“A Lenda da Moura e o Tesouro das Baralhas leva-nos ao universo fantástico dos mouros e à sua presença no nosso vale, em busca de tesouros encantados”, explicam as autoras do projeto ‘Vale de Tesouros’, ao Voz de Cambra, acerca do mais recente livro, lançado no dia 4 de novembro.
Cristina Maria Santos
A apresentação do livro ‘A Lenda da Moura e o Tesouro das Baralhas’ fez parte do programa da Feira da Castanha, em S. Pedro de Castelões e, por isso, contou com o apoio da Junta desta freguesia e da Câmara Municipal de Vale de Cambra, organizadoras do evento, que decorreu nos dias 3,4 e 5 de novembro.
As coordenadoras do projeto ‘Vale de Tesouros’: Cláudia Leite, Clarisse Costa e Isabel Gonçalves viveram mais uma aventura na procura de uma história real, desta vez, com palco nas Baralhas, freguesia de S. Pedro de Castelões.
À semelhança dos dois últimos livros: ‘A Lenda do Cabeço do Outeiro dos Riscos’, de Cepelos e ‘A lenda da Ponte do Castelo’, de Rôge, a mais recente obra, pretende dar a conhecer os “tesouros” de Vale de Cambra e partilhar o património cultural com as gerações futuras para que se mantenha sempre vivo, sublinharam, em declarações ao Voz de Cambra.
O lançamento deste livro contou com a presença das coordenadoras, do presidente da junta de freguesia, Sérgio Soares, vereadora da Cultura da Câmara de Vale de Cambra, Mónica Seixas, entre muitas outras pessoas.
As coordenadoras contaram com a colaboração da COCOME (Comissão Coordenadora de Melhoramentos das Baralhas), que cederam a sede da associação para a realização da apresentação do livro e ainda elaboraram uma placa alusiva ao achado das argolas de ouro, situada na Rua das Argolas, nas Baralhas.
A junta de freguesia de São Pedro de Castelões vai oferecer, durante a semana de S.Martinho, o terceiro livro da coleção a todas as crianças do 1.º ciclo das quatro escolas básicas da freguesia.
Tal como tem acontecido com as outras obras, as coordenadas desafiaram as famílias a percorrerem dois trilhos pela freguesia de S.Pedro de Castelões.
Projeto “Vale de Tesouros”
O projeto nasceu em 2022 e o primeiro livro da coleção “Vale de Tesouros” foi apresentado ao público no dia 30 de outubro do mesmo ano.
´Vale de tesouros´ nasce com o objetivo de reavivar o património oral e tradicional de Vale de Cambra e dá-lo a conhecer, sobretudo às crianças e jovens para que estes perpetuem as suas histórias. Em cada livro, os leitores são desafiados a ir conhecer os pormenores de cada lenda nos próprios locais, por exemplo através de uma “caça ao tesouro”, lembravam as professoras em entrevista ao Voz de Cambra, aquando do início do projeto.
Mais informações sobre a coleção de livros, pode ser consultada nas redes sociais em valedetesouros.