A Santa Casa Misericórdia de Vale de Cambra assinalou esta sexta-feira o 25.º aniversário do Lar de Burgães, Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) pertencente à instituição de solidariedade social.
Cristina Maria Santos
Para assinalar o momento, a Misericórdia de Vale de Cambra, convidou D. Roberto Mariz, Bispo Auxiliar do Porto e o diretor da Segurança Social de Aveiro, Fernando Mendonça, que reconheceram o papel que o Lar de Burgães tem desempenhado na resposta de apoio social para pessoas idosas, realçando os seus objetivos na promoção da autonomia, da integração social e da saúde dos seus utentes.
O Lar de Burgães, é uma das valências da Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra, dá apoio a 120 utentes e assegura outras respostas na área sénior, como: Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Dia e Centro de Convívio.
Na sua intervenção, o provedor da Misericórdia, António Pina Marques revela que, ao longo destes 25 anos, foram acolhidas neste Lar mais de 600 pessoas, foram feitas várias intervenções para aumentar a sua capacidade, para melhorar as condições de trabalho dos seus colaboradores, e de conforto para os seus residentes.
A cerimónia decorreu no Salão Multiusos do Lar de Burgães e contou com a presença de entidades religiosas, autárquicas, parceiros, elementos dos órgãos sociais à data da construção do lar e atuais.
No total, a Misericórdia local tem mais de 200 funcionários, apoia mais de 600 utentes e, além das respostas seniores, tem o Acolhimento Familiar, a Creche, o Pré escolar, o CATL, a UCCI e o CAR.
Leia a notícia na integra no jornal n.º 1096 do jornal Voz de Cambra!