A cerimónia evocativa dos 510 anos de atribuição do Foral às Terras de Cambra por D. Manuel I, Rei de Portugal vai acontecer, como habitualmente, no dia 10 de fevereiro e conta com um programa que inclui colocação da coroa no pelourinho, exposição, conversas de serão e momentos musicais.
Cristina Maria Santos
Sob a organização de junta de freguesia de Macieira de Cambra e co-organização da Câmara Municipal de Vale de Cambra, os 510 anos de atribuição do foral às Terras de Cambra vai iniciar com um discurso das entidades convidadas, pelas 15h15.
Segue-se a habitual colocação de coroa de flores no pelourinho – Monumento Património Nacional – pela junta de freguesia e a Escola Básica Luiz Bernardo de Almeida.
Pelas 16h, abre a exposição evocativa desta data, que vai estar patente no salão nobre da Junta de Freguesia.
Já à noite, pelas 21h, a EB Luiz Bernardo de Almeida vai acolher uma iniciativa que pretende “desfolhar conversas ao serão”, intercaladas de momentos musicais.
Para Victor Tavares, presidente da junta de freguesia de Macieira de Cambra, “este é mais um momento para sublinhar a importância da história local, mas também valorizar o passado e a identidade destas terras, porque, ao valorizar o passado também valorizamos o presente e o futuro”, referiu ao Voz de Cambra.