O Comando Territorial de Aveiro, através do Destacamento Territorial de Oliveira de Azeméis, na madrugada de hoje, dia 8 de agosto, deteve três homens de 22, 25 e 30 anos de idade, por “condução perigosa”, durante uma operação no concelho de Vale de Cambra.
Na sequência de várias denúncias de corridas ilegais na zona industrial de Lordelo/Codal, em Vale de Cambra, foi realizada uma operação especial de prevenção criminal, com o intuito de prevenir a realização de corridas ilegais e manobras perigosas na via pública.
No decorrer da operação, o Destacamento Territorial de Oliveira de Azeméis detetou cerca de 2000 pessoas, entre participantes e espectadores, tendo sido fiscalizados diversos veículos automóveis.
Desta operação, resultou: 1215 cidadãos identificados por infração às normas da situação de contingência e alerta, no âmbito da pandemia da COVID-19, nomeadamente a proibição de aglomeração de pessoas em número superior a 20; três veículos apreendidos por apresentarem transformações e alterações não averbadas no Documento Único Automóvel; e 38 contraordenações por infração ao Código da Estrada e legislação regulamentar.
Os detidos foram constituídos arguidos e os factos remetidos para o Tribunal Judicial de Vale de Cambra.
“A GNR procura prevenir e reprimir estes fenómenos em todas as vias à sua responsabilidade que, não só põem em causa o direito de circulação dos cidadãos, como atentam contra a segurança rodoviária de todos quantos utilizam a via pública”, refere o Comando Territorial de Aveiro.
A operação empenhou um total de 99 militares das valências do Territorial, Investigação Criminal (IC), Trânsito, Intervenção e Cinotécnica, e contou com o reforço do Destacamento de Intervenção (DI) do Porto.