Facebook Instagram YouTube
    Facebook Instagram YouTube
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Newsletter Assine já! Entrar
    • Reportagem
    • Entrevista
    • Foco
    • Atual
    • Desporto
    • Crónica
    • Exclusivo
    • Podcast
    • Publicidade
    • Voz de Cambra
    • Região
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Atual

    Raros e valiosos. Há Automóveis de Interesse Histórico no centro de Vale de Cambra até amanhã

    Cristina Maria SantosBy Cristina Maria SantosAgosto 15, 2020Updated:Agosto 15, 2020Sem comentários4 Mins Read

    Trata-se de uma exposição única para os apaixonados pelos automóveis. São 51 máquinas únicas, incluindo o “primeiro carro a ser produzido em série”. A exposição de Automóveis de Interesse Histórico foi avaliada pela entidade organizadora, Sport Clube de Cambra, em dois milhões de euros e mostra-se no centro da cidade de Vale de Cambra, entre hoje e amanhã até às 19h.

    Cristina Maria Santos

    Durante dois dias, entre 15 e 16 de agosto, a Praça Álvaro Pinho da Costa da Leite, no centro da cidade de Vale de Cambra, recebe uma exposição de automóveis de interesse histórico. 

    O Voz de Cambra visitou a exposição com a visita guiada de Carlos Correia, presidente do Sport Clube de Cambra, entidade organizadora do evento, mas também ele, um apaixonado por automóveis, com uma coleção de 27 carros antigos.  

    O percurso levou-nos a conhecer os 51 carros expostos, entre eles, um Porche 356 C, produzido em 1948, que pertenceu a uma artista americana e que está avaliado em 250 mil euros. Carlos Correia fez também questão de trazer para a mostra o primeiro carro produzido em série. Trata-se do Ford T, de 1926, o carro mais popular e com maior nível de vendas no mundo. Mas há mais.  

    O carocha da Volkswagen (VW) é também um dos automóveis que poderá ver nesta exposição. Trata-se de um verdadeiro mito na história do automóvel, não só pelo seu original e popular desenho, mas também porque tem a particularidade de ser o carro mais vendido de todos os tempos. Carlos Correia lembra ainda que o conceito que deu lugar ao carro surgiu quando em 1934 Hitler recorreu a Porsche para criar o seu tão ansiado “carro do povo”. A particularidade deste carro é que o vidro traseiro estava dividido em dois e ainda não apresentava piscas independentes. 

    A sua paixão já deu frutos e passou para a filha, de 15 anos. Ana Correia quer seguir as pisadas do pai que, em 2001, foi campeão nacional de rali. 

    “Quero ser engenheira mecânica porque quero estar ligada a tudo o que diga respeito ao automóvel”, adianta.

    O objetivo da jovem de Vale de Cambra é aumentar a coleção do pai e ajudar também na promoção do desporto motorizado no concelho. 

    “Era importante que todos apoiássemos este desporto porque ele tem potencial em Vale de Cambra”, reforça. 

    O Sport Club de Cambra, que completa este ano em outubro 25 anos de existência, esteve sempre ligado ao desporto motorizado, organizando eventos como o mundial do Enduro e várias provas nacionais da modalidade. 

    “Vale de Cambra tem potencial nesta área, porque temos nesta exposição cerca de 50 automóveis de valecambrenses, o que revela que são muitas as pessoas que gostam, colecionam e revela também que o concelho tem muita tradição no desporto motorizado”. 

    Carlos Correia diz que o concelho tem condições para fazer até um museu direcionado para esta área, onde podiam ser colocados estes e outros automóveis, com potencial histórico.  

    “Era muito interessante que todos estes automóveis estivessem num museu e pudessem ser visitados por toda a gente”, refere. 

    O presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro também visitou o local da exposição e revela que este é um evento que deve ter continuidade. 

    “Este ano, a organização da mostra ficou limitada pelo cumprimento das normas de segurança relacionadas com a pandemia mas, para o próximo ano, o Sport Clube de Cambra pode voltar a fazer o evento, ainda com mais automóveis, uma vez que, no concelho, há ainda muitos destes carros na garagens de valecambrenses”, declara. 

    O autarca também concorda com o facto do concelho ter tradição na área do desporto automóvel, motorizado e lembra que têm sido vários os eventos realizados relacionados com a temática, nomeadamente: enduro, concentrações, rali, passeios turísticos, que trazem ao concelho muitos visitantes.  

    O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Vale de Cambra e está a ser vigiada pela GNR durante o dia e a noite, sendo que o valor dos automóveis expostos ascende aos dois milhões de euros. 

    A mostra tem contado com a visita de muitos valecambrenses, mas também de apaixonados por automóveis antigos que vieram de vários pontos da região para apreciar a inédita exposição. 

    Devido ao cumprimento das regras de proteção contra a covid-19, para entrar na exposição precisa usar máscara e desinfetar as mãos à entrada da mesma. 

    Share and Enjoy !

    Shares
    Sport Clube de Cambra

    Veja também

    AECOA lança projeto para impulsionar empreendedorismo tecnológico na região

    Novembro 5, 2025

    Colaboradores da INOCAMBRA tornam-se acionistas da empresa 

    Outubro 26, 2025

    Rua do Mártir volta a receber noite de Halloween com animação e gastronomia

    Outubro 22, 2025

    Leave A Reply Cancel Reply

    Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.

    Facebook Instagram YouTube
    • Política de privacidade
    • Ficha técnica
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Share

    Blogger
    Bluesky
    Delicious
    Digg
    Email
    Facebook
    Facebook messenger
    Flipboard
    Google
    Hacker News
    Line
    LinkedIn
    Mastodon
    Mix
    Odnoklassniki
    PDF
    Pinterest
    Pocket
    Print
    Reddit
    Renren
    Short link
    SMS
    Skype
    Telegram
    Tumblr
    Twitter
    VKontakte
    wechat
    Weibo
    WhatsApp
    X
    Xing
    Yahoo! Mail

    Copy short link

    Copy link