Facebook Instagram YouTube
    Facebook Instagram YouTube
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Newsletter Assine já! Entrar
    • Reportagem
    • Entrevista
    • Foco
    • Atual
    • Desporto
    • Crónica
    • Exclusivo
    • Podcast
    • Publicidade
    • Voz de Cambra
    • Região
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Atual

    ASAE instaura 66 processos em fiscalização denominada operação “Calambria”

    Cristina Maria SantosBy Cristina Maria SantosJulho 4, 2024Updated:Julho 4, 2024Sem comentários2 Mins Read

    A ação, que envolveu a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Centro, decorreu no concelho de Vale de Cambra. Foram apreendidos cerca de 200 kg de géneros alimentícios e suspensos dois estabelecimentos. 

    Cristina Maria Santos 

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) fiscalizou estabelecimentos de Vale de Cambra com atividades diversas, nomeadamente: talhos, peixarias, restauração e bebidas, mercearias, padarias, garrafeiras, frutarias, minimercados, retalhistas de artigos de vestuário e de decoração, floristas, lavandarias, óticas, oficinas, ginásios e drogarias.

    “A ASAE, realizou, através da Unidade Regional do Centro, uma operação de fiscalização denominada Operação “Calambria”, no âmbito das suas competências de fiscalização de segurança alimentar e económica, direcionada a estabelecimentos com atividades diversas”, indicou o comunicado de imprensa. 

    Dos 158 operadores económicos, foram instaurados 66 processos de contraordenação, em que a ASAE destaca como principais infrações: a falta de requisitos de higiene; a falta de rotulagem em produtos cárneos e hortofrutícolas; a falta de afixação de preços em montras; a falta de implementação de plano HACCP; a falta de mera comunicação prévia; a existência de extintores com prazo de validade ultrapassado; a falta de tabela de preços; incumprimentos diversos relativos ao livro de reclamações; entre outras. 

    Segundo a ASAE, foram apreendidos cerca de 200 kg de géneros alimentícios (produtos cárneos, hortofrutícolas e azeitonas) por falta de rotulagem e uma balança, por falta de controlo metrológico, num valor aproximado de 1.400,00 euros. 

    O comunicado refere ainda a suspensão de dois estabelecimentos, designadamente um talho e uma mercearia, “por falta de requisitos de higiene”.

    “A ASAE continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores”, garantiu a entidade.

    Partilhar
    ASAE

    Veja também

    André Martins da Silva (CDS-PP) é o novo presidente da Câmara de Vale de Cambra 

    Outubro 13, 2025

    Vereador do PSD, Frederico Martins despede-se com balanço de mandato e apelo à união em prol de Vale de Cambra

    Outubro 10, 2025

    Hugo tem seis anos e precisa de um dador de medula óssea. Vale de Cambra junta-se à causa e organiza colheita de sangue a 12 e 21 de outubro

    Outubro 10, 2025

    Leave A Reply Cancel Reply

    Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.

    Facebook Instagram YouTube
    • Política de privacidade
    • Ficha técnica
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.