Esta foi a primeira de várias atividades alusivas aos 50 anos da fundação da Associação Cultural e Recreativa (A.C.R.) de Vale de Cambra, que serão realizadas no decurso do ano. Os fundadores da Associação juntaram-se para dar a conhecer as motivações, as causas e os momentos mais relevantes da história da formação da Associação.
Cristina Maria Santos
Adérito Campos, António Moreira, Carlos Almeida, Fernando Monteiro, Jesus Silva, José Bastos, Manuel Pinho e Vitor Sismeiro juntaram-se, este sábado, para recordarem como tudo começou.
Tudo começou antes mesmo do 25 de Abril de 1974, com a vontade de um grupo de estudantes em criar atividades desportivas e culturais no concelho. Na altura, havia apenas o Futebol.
Das reuniões no “café Moderno” saiam ideias que depressa passavam a ser realidades. Faziam bailes, onde se ouviam músicas proibidas e, já em período revolucionário (1975), formaram uma equipa de futebol de 5 e, mais tarde, de Ténis. Criaram o grupo musical “O Milho Verde”, formaram uma equipa de Xadrez e de Atletismo e, já nos anos 80, organizaram competições de Canoagem no Rio Caima e iniciaram a participação da ACR nas Marchas Populares de St António.
A procura por instalações condignas, as dificuldades em arranjar patrocínios, a falta de monitores e treinadores não demoveram os estudantes de prosseguir o seu sonho: “para além de formar atletas, queríamos formar pessoas”, explicaram os intervenientes.
Segundo o atual presidente da Associação Tiago Coelho, este continua a ser o desígnio da atual direção da A.C.R., que forma diariamente cerca de duas centenas de jovens valecambrenses.
A iniciativa marca o início de um programa alargado de atividades de comemoração dos 50 anos da Associação, onde estão previstas, entre outras, a realização de um rally paper “à Descoberta do Vale”, uma exposição dos 50 anos da história da Associação, um jantar de gala a ser realizado no Pavilhão da ACR, no dia 24 de maio e terminará com a continuação desta Tertúlia, mas com outros intervenientes que deram continuidade ao projeto.
Presentes nesta cerimónia estiveram, o presidente da Câmara de Vale de Cambra e o vereador do Desporto, André Silva e o presidente da junta de freguesia, Sérgio Soares, entre dirigentes, atletas, sócios e amigos da Associação. José Pinheiro aproveitou para elogiar a Associação e dizer que esta foi sempre “uma referência de Vale de Cambra que tem formado cidadãos.”
O evento começou com a atuação do Grupo de Fados de Vale de Cambra – “Acordes de Coimbra”.

