Entrevista com cabeça de lista do PAN por Aveiro, Ana Gonçalves
Em entrevista ao Voz de Cambra, a cabeça de lista do PAN por Aveiro, Ana Gonçalves sublinhou que o crescimento em Aveiro mostra que o PAN faz a diferença e lembrou que pode ir ainda mais longe. Ana Gonçalves salientou que Vale de cambra tem uma forte ligação à natureza, agricultura e turismo rural e destacou algumas medidas que tem para este e outros concelhos do distrito, como por exemplo, criar um programa municipal de apoio à agricultura sustentável e reflorestação com espécies autóctones.
Nestas legislativas concorre como cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Aveiro. O que consideraria um bom resultado neste distrito?
Em 2024, o PAN teve 7.300 votos em Aveiro (1,72%) crescendo face aos 4.604 votos (1,26%) de 2022. Este crescimento reforça a confiança da equipa local. Somos o partido da oposição com mais medidas aprovadas na Assembleia da República. Aprovou, entre outras, os passes sociais, apoio a pessoas em situação de sem-abrigo e reforço à proteção animal. Queremos dar a conhecer o trabalho feito e as propostas do nosso programa eleitoral. O crescimento em Aveiro mostra que o PAN faz a diferença — e pode ir ainda mais longe.
Ao pensar no concelho de Vale de Cambra, se for eleita que medida poderia tomar de imediato para esta região?
Vale de Cambra tem uma forte ligação à natureza, agricultura e turismo rural.
Propomos criar um Programa Municipal de Apoio à agricultura sustentável e reflorestação com espécies autóctones, combatendo os incêndios e a desertificação. Defendemos a mobilidade sustentável ligando zonas rurais aos serviços essenciais. Queremos um Gabinete Municipal de Proteção Animal com apoio à esterilização, combate aos maus-tratos e banco alimentar para animais. É essencial valorizar o turismo de natureza sustentável, agroturismo e promoção da biodiversidade local. Por fim, apoiar o comércio local com práticas de economia circular, como reutilização e compostagem.
Em termos gerais, o que diferencia o programa do PAN dos apresentados pelos restantes partidos?
O programa do PAN diferencia-se por colocar a justiça intergeracional, o bem-estar animal, a ação climática e os direitos sociais no centro das políticas. É o único partido que integra de forma transversal o respeito pelos animais, pessoas e natureza em todas as áreas. Apresenta soluções concretas e éticas para a habitação, saúde, mobilidade, floresta e proteção animal. O crescimento tem de estar a par com uma economia justa, circular e sustentável. As medidas que o PAN conquistou tem impacto real na vida das pessoas, mesmo com pouca representação. É uma alternativa progressista, responsável e com visão de futuro.