Facebook Instagram YouTube
    Facebook Instagram YouTube
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Newsletter Assine já! Entrar
    • Reportagem
    • Entrevista
    • Foco
    • Atual
    • Desporto
    • Crónica
    • Exclusivo
    • Podcast
    • Publicidade
    • Voz de Cambra
    • Região
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Crónica

    SAÚDE MENTAL APÓS O CONFINAMENTO

    Voz CambraBy Voz de CambraMarço 17, 2021Updated:Março 17, 2021Sem comentários3 Mins Read
    Fotografia estilizada de Maria Eduarda Couto
    Fotografia estilizada de Maria Eduarda Couto

    Nos últimos meses temos verificado uma instabilidade emocional marcada, causada por uma mudança forçada de comportamentos e rotinas. As férias não corresponderam às expetativas, passamos demasiado tempo em casa, temos pensamentos repetidos sobre questões de saúde (a maioria deles relacionados com suspeitas de infeção por COVID-19), não sabemos como será o próximo ano escolar, alguns perderam os seus empregos, outros viram os seus vencimentos ameaçados… É o ano do teste de resiliência (capacidade de nos adaptarmos às adversidades e vencermos os obstáculos que a vida nos apresenta). 

    O equilíbrio mental é essencial para assegurarmos a nossa vida (pessoal e profissional). O isolamento social afeta o nosso equilíbrio mental por induzir um raciocínio vicioso, devido à redução de estímulos diversos que recebíamos do meio ambiente (no trabalho, num café, num supermercado…), contribuindo para a frustração e depressão. Quando estamos em contacto com os outros, aprendemos e ensinamos continuamente. Sentimo-nos vivos e tomamos consciência da presença dos outros. Sentimos que a engrenagem da vida funciona (uns produzem, outros compram; uns gastam dinheiro em bens e outros recebem pela sua venda) na transação de bens e matérias-primas. As crianças e adolescentes crescem, aprendem novidades na escola com os professores (função que tem sido imposta aos pais nos últimos tempos). Sentimo-nos úteis e importantes quando prestamos auxílio aos outros, incluindo os desconhecidos com quem nos cruzamos. Perdemos inconscientemente o medo da doença (que um dia, inevitavelmente, nos afetará) e ganhamos energia para começar um novo dia, a cada dia. Envolvemo-nos em pequenas discussões diárias, que ajudam a libertar o nosso “stress” acumulado. Queixamo-nos dos nossos problemas e preocupações, na esperança de encontrar empatia ou de alguma sugestão de solução na qual não tenhamos pensado antes. 

    O confinamento alterou tudo isto. Perdemos uma parte de nós, a social. Teremos que nos adaptar às novas tecnologias para garantir um vasto leque de amizades e manter o contacto físico apenas com o nosso agregado familiar. Será também uma oportunidade para descobertas no seio familiar (novas partilhas e vivências que poderão melhorar as relações), aproveitarmos o espaço das nossas casas, experimentarmos atividades diferentes (desporto ao ar livre com os devidos cuidados, agricultura, jardinagem, bricolagem em geral, pintura…), dedicarmos algum tempo à culinária, escrevermos um livro, vermos alguns filmes/séries. Aprendemos o que é o teletrabalho. Esta fase é uma oportunidade para mudança interior. Temos que aprender a viver de forma sustentável, menos lesiva para o meio ambiente e também para a nossa mente. Cuidar da nossa saúde implica não só o bem-estar físico como psíquico (mente). Pensem nisso e iniciem algumas medidas no imediato. Não permitiremos que esta fase difícil atinja o limiar de resiliência. Teremos que ser mais fortes, para garantir que sobreviveremos intactos a uma segunda fase de infeções por COVID (que se aproxima a passos largos). 

    — Maria Eduarda Couto
    Médica

    Partilhar
    1065 covid-19 crónica Maria Eduarda Couto setembro

    Veja também

    Um ex-voto a Santo António

    Junho 17, 2024

    Santo da Casa ou Santo do Mundo?

    Julho 4, 2024

    Centro de Vacinação de Vale de Cambra já administrou cerca de 50 mil vacinas contra a Covid-19

    Janeiro 13, 2023

    Leave A Reply Cancel Reply

    Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.

    Facebook Instagram YouTube
    • Política de privacidade
    • Ficha técnica
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.