A tradição de levar ao Arestal vários produtores de gado foi, mais uma vez, cumprida e levou ao recinto da Feira, em Junqueira, gado de criadores locais, que esteve a concurso. À semelhança dos anos anteriores, a Câmara de Vale de Cambra atribuiu um incentivo à criação de gado de Raça Arouquesa.
Cristina Maria Santos
O objetivo é travar o desaparecimento dos criadores locais, e promoção do concurso é essencial nessa missão.
O Concurso foi lançado em 2021 pelo município de Vale de Cambra, que assegura a atribuição de prémios anuais e a importância da preservação e impulso à criação da carne arouquesa como produto essencial para a promoção turística local.
O decréscimo acentuado no número de produtores na área do Município, foi o que impulsionou a Autarquia a fazê-lo para reverter a tendência e promover o renascer da tradição de criação do gado tradicional, bem como, defender o património genético da raça arouquesa.
Os prémios foram entregues no final da Feira, pelo vereador da Câmara, José Alexandre Pinho, que contou com a presença da médica veterinária municipal, convidada a integrar o júri do concurso de raça arouquesa.
A Feira Anual do Arestal, em Junqueira recebeu, vários produtores de gado bovino, mas também animação que atraiu milhares de pessoas ao local.
A junta de freguesia de Junqueira, organizadora da iniciativa, cumpre a tradição, no parque de lazer – situado na Serra do Arestal, na confluência das freguesias de Junqueira, concelho de Vale de Cambra e Silva Escura, Dornelas e de Rocas do Vouga, no concelho de Sever do Vouga – que convida a merendas e a visita à capela erigida sobre uma rocha, dedicada a S. Tiago.