‘AECOA.Tech’ financiado pelo PRR reforça o ecossistema de inovação
A AECOA tem em execução mais um projeto, financiado pelo PRR, o ‘AECOA.Tech’. Este visa fortalecer o ecossistema de empreendedorismo tecnológico e apoiar startups de base digital. Entre outros, os objetivos primeiros passam por capacitar os seus recursos humanos, preparando esta Associação Empresarial para os desafios da transformação digital.
O ‘AECOA.Tech’ enquadra-se no Aviso “Vales Incubadoras e Aceleradoras” (Componente C16 – Empresas 4.0) e tem como principal meta dotar a Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA) de novas competências, meios e redes de cooperação, que permitam prestar apoio especializado a empreendedores e startups tecnológicas.
O projeto inclui a capacitação da equipa interna em áreas como marketing digital, branding de startups tecnológicas, cibersegurança, análise de dados, design industrial e modelos de negócio inovadores, o que irá reforçar o know-how da AECOA na resposta às necessidades do mercado digital.
Prevê-se ainda a dinamização de programas de ignição e aceleração, com acompanhamento técnico, mentoria e networking, e a incubação de três startups tecnológicas, a par da prestação ou mediação de cinco serviços especializados a empreendedores.
Capacitação e redes de inovação
Para consolidar o seu papel enquanto entidade de apoio ao Empreendedorismo, a AECOA aposta, também, no reforço de recursos humanos qualificados e na aquisição de equipamentos e software que melhorem a comunicação e a promoção de negócios incubados.
A estratégia passa por alargar a rede de contactos e parcerias na área tecnológica. Pretende-se, uma vez mais, envolver universidades, centros de investigação, investidores e empresas, potenciando sinergias e oportunidades de crescimento.
“O AECOA.Tech representa um passo decisivo para fortalecer o ecossistema de empreendedorismo tecnológico da região e preparar a AECOA para os desafios do futuro”, sublinha António Pinto Moreira, Diretor Executivo da Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis e Coordenador do Projeto.
Contribuir para a transição digital da região
Através do ‘AECOA.Tech’, a associação reforça a sua missão de apoiar o desenvolvimento económico local e a transição digital das empresas. A sua localização estratégica — entre Aveiro e o Porto, nas instalações da Escola Superior Aveiro Norte – Universidade de Aveiro (ESAN – UA) potencia a ligação entre o meio académico e o tecido empresarial, criando condições únicas para o crescimento de startups inovadoras.
Para além disso, no âmbito de um projeto SIAC ‘Qualify.teca’, ainda apoiado pelo quadro comunitário anterior (‘Portugal 2020’) foi constituída a “Rede de Ciência e Inovação”, cujos parceiros permanecem, lado a lado, com a AECOA e, consequentemente, disponíveis para cooperar com programas deste tipo. Recorde-se que, também já em execução, a AECOA é a entidade líder do ‘Qualify.teca 25’, financiado pelo ‘Portugal 2030’, e que tem como entidades copromotoras as Associações Empresariais de Águeda (AEA-ACOAG), e de Vale de Cambra e Arouca (AECA).
De reter que o ‘AECOA.Tech’ representa um investimento global de cerca de 150 mil euros, totalmente financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito do Programa Empresas 4.0.

