Facebook Instagram YouTube
    Facebook Instagram YouTube
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Newsletter Assine já! Entrar
    • Reportagem
    • Entrevista
    • Foco
    • Atual
    • Desporto
    • Crónica
    • Exclusivo
    • Podcast
    • Publicidade
    • Voz de Cambra
    • Região
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Atual

    Município de Vale de Cambra e freguesia de Castelões entregam 750 castanheiros a 16 produtores 

    Cristina Maria SantosBy Cristina Maria SantosNovembro 9, 2025Updated:Novembro 9, 2025Sem comentários4 Mins Read

    A 19.º edição da Feita da Castanha de S. Pedro de Castelões abriu o certame com a entrega de 750 castanheiros a 16 produtores do concelho de Vale de Cambra. O projeto foi implementado há cinco anos e tem como objetivo promover a arborização/rearborização com recurso a castanheiros, promover a enxertia da variedade Castelões, bem como, aumentar a área de souto na freguesia e a produção anual de castanha.

    Cristina Maria Santos 

    A sessão de abertura da Feira da Castanha ficou marcada pela distribuição gratuita de 750 castanheiros a 16 produtores da freguesia de S. Pedro de Castelões, mas também alargada à população de todo o concelho. 

    A iniciativa dá continuidade ao Projeto de Promoção da Castanha e do Castanheiro, implementado em 2021 e tem como objetivo promover a arborização/rearborização com recurso a castanheiros (plantas sem enxerto), promover a enxertia da variedade Castelões, bem como, aumentar a área de souto na freguesia e a produção anual de castanha.

    A aposta da Autarquia em parceria com a junta de freguesia de S. Pedro de Castelões, pretende assim revitalizar o território e reintroduzir esta espécie vegetal nos terrenos.

    A sua implementação é objeto de acompanhamento técnico por parte do gestor do projeto, de um elemento da freguesia de S. Pedro de Castelões e por um elemento da Associação Florestal de Entre Douro e Vouga.

    O projeto está a “dar frutos” e, este ano, a Feira conta com 350 kg de castanha de soutos locais, adquiridos pela junta de freguesia de S. Pedro de Castelões. 

    Na abertura do evento, o recém-empossado presidente da junta de S. Pedro de Castelões, Carlos Salinas disse que quer dar continuidade ao objetivo proposto pelo anterior executivo da Autarquia e Junta de Freguesia, que passa por atribuir a Castelões, a terminologia “capital da castanha da região” e a sua classificação.  

    Carlos Salinas salientou que se trata de “uma das melhores castanhas do mundo, pela facilidade no descascar e a diferença no paladar” e sublinhou a importância de registar e classificar a castanha como uma nova variedade no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV). 

    O presidente da Câmara de Vale de Cambra, André Martins da Silva,  revelou que esta classificação da variedade de castanha produzida em São Pedro de Castelões está em andamento e que o objetivo é que o produto endógeno seja “reconhecido a nível nacional e porque não mundial”, uma vez que “é uma das melhores castanhas do mundo”, sublinhou. 


    Autarquia desafia restaurantes locais a integrar a castanha nos seus pratos e sobremesas

    Para o recém-empossado presidente da Câmara, a Feira da Castanha é um evento que promove Vale de Cambra e as suas gentes. Lembrou que, durante toda a semana, a Autarquia ofereceu castanhas aos restaurantes locais, desafiando-os a integrar o produto nos seus pratos e sobremesas.

    “Este projeto chegou a 38 restaurantes e todos acolheram esta parceria de uma forma extraordinária, prometendo usar a castanha, não só nesta época, mas também durante outras alturas do ano”, referiu.  


    A cerimónia de abertura da Feira da Castanha, decorreu no salão nobre da junta de freguesia de S. Pedro de Castelões e contou com a presença de Carlos Pinho, representante da presidente da Assembleia Municipal, Adriana Rodrigues, que, sendo deputada na Assembleia da República, se encontrava a acompanhar o processo do Orçamento do Estado. 

    Carlos Pinho afirmou que a Feira da Castanha “é o palco capaz de valorizar os produtos locais” e deixa uma mensagem de apoio da Assembleia Municipal ao evento, salientando algumas medidas que podem ajudar a “afirmar o evento como destino de Outono”, como valorizar o produto local, através de circuitos curtos, apostar na qualificação, através de novas técnicas, para chegar a novos mercados, e cuidar do território.

    O presidente da Assembleia de Freguesia de S. Pedro de Castelões, Abel Soares lembrou a que esta é uma iniciativa que é realizada com o apoio das associações locais, a quem pede para não desistirem de continuarem a contribuir a economia local e regional.

    A Feira da Castanha de S. Pedro de Castelões, decorre de 7 a 9 de novembro, em S. Pedro de Castelões.

    Share and Enjoy !

    Shares
    Feira da Castanha 2025

    Veja também

    AECOA lança projeto para impulsionar empreendedorismo tecnológico na região

    Novembro 5, 2025

    Colaboradores da INOCAMBRA tornam-se acionistas da empresa 

    Outubro 26, 2025

    Rua do Mártir volta a receber noite de Halloween com animação e gastronomia

    Outubro 22, 2025

    Leave A Reply Cancel Reply

    Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.

    Facebook Instagram YouTube
    • Política de privacidade
    • Ficha técnica
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Share

    Blogger
    Bluesky
    Delicious
    Digg
    Email
    Facebook
    Facebook messenger
    Flipboard
    Google
    Hacker News
    Line
    LinkedIn
    Mastodon
    Mix
    Odnoklassniki
    PDF
    Pinterest
    Pocket
    Print
    Reddit
    Renren
    Short link
    SMS
    Skype
    Telegram
    Tumblr
    Twitter
    VKontakte
    wechat
    Weibo
    WhatsApp
    X
    Xing
    Yahoo! Mail

    Copy short link

    Copy link