O presidente da junta de freguesia de S. Pedro de Castelões, Sérgio Soares disse hoje ao Voz de Cambra que a Feira da Castanha “ultrapassou a expectativa”, ao trazer mais de três mil visitantes ao certame.
“O balanço foi muito positivo e, mesmo sem registo de entradas, estiveram seguramente, mais de três mil pessoas nos três dias da Feira”, refere Sérgio Soares.
O presidente da junta de freguesia, relevou que, apesar da participação ter sido reduzida aos produtores locais, o objetivo foi cumprido.
“Depois de um ano em que não se fez a promoção e divulgação do produtor, a satisfação dos produtores foi notória”, explica.
Este ano, o certame contou com iniciativas de incentivo à produção da castanha que se pretende que continue a ser ”uma das melhores do mundo, prestígio pela qualidade, a facilidade no descascar, a diferença no paladar”.
“Queremos incentivar cada vez mais a produção da castanha, para que seja possível a comercialização de um produto de qualidade e de excelência”, reforça.
A plantação e entrega de castanheiros para plantação em diversos pontos do concelho foi uma das novidades do programa da Feira deste ano.
“A intenção num futuro próximo, a castanha produzida tenha a casta de Castelões e sermos auto sustentáveis”, revela.
A Feira contou com a participação de produtores locais e associações que aderiram em massa.
Para as próximas edições, Sérgio Soares pretende alargar a dimensão da Feira numa perspectiva regional, nacional e até internacionais.
A Feira da Castanha decorreu entre 5 e 7 de novembro e contou com várias atividades que visaram recriar memórias e tradições ligadas à história da freguesia.
O evento foi organizado pela junta de freguesia de S. Pedro de Castelões que contou com apoio da Câmara de Vale de Cambra.