• VALE A PENA
    • Opinião
    • Agenda
    • Publicações
    • —-
    • Utilizador
    Facebook Instagram YouTube
    Facebook Instagram YouTube
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Newsletter Assine já! Entrar
    • Reportagem
    • Entrevista
    • Foco
    • Atual
    • Desporto
    • Crónica
    • Exclusivo
    • Podcast
    • Publicidade
    • Voz de Cambra
    • Região
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Atual

    Programa “Pim, Pam, CLum” vai ser implementado no pré-escolar em Vale de Cambra

    Cristina Maria SantosBy Cristina Maria SantosDezembro 29, 2021Updated:Dezembro 29, 2021Sem comentários4 Mins Read

    O programa foi apresentado pelo projeto Raízes, no Workshop, intitulado “Promoção de competências de Linguagem no Pré-escolar” e propõe atividades para a promoção de competências linguísticas de crianças dos 5 aos 6 anos de idade. 

    Da autoria de Tiago Rodrigues em co-autoria de Catarina Mangas, o programa surge com o propósito de estimular as competências de linguagem de crianças que se encontram a frequentar o último ano da educação pré-escolar.

    O workshop intitulado “Promoção das competências de Linguagem no Pré-escolar”, decorreu no dia 21 de dezembro, na Biblioteca Municipal de Vale de Cambra, dirigido às educadoras de infância, promovido pelo Projeto Raízes em parceria com o Agrupamento de Escolas de Búzio.  O programa apresentado neste evento, será implementado com o apoio da Terapeuta da Fala do Projeto Raízes, Paula Pinto e da Terapeuta da Fala do Agrupamento, Ana Catarina Borges, em todas as salas com alunos do último ano do Pré-Escolar do Município. 

    O evento foi ministrado pelos oradores Tiago Rodrigues e Catarina Mangas que explicaram que o programa se adequa tanto à prevenção de perturbações da linguagem, como à intervenção precoce, debruçando-se sobre aspetos como o vocabulário, o conhecimento das letras e a consciência fonológica.

    Em declarações ao Voz de Cambra, Lilliana Aguiar, psicóloga do projeto Raízes, da Câmara Municipal de Vale de Cambra, sublinha a importância/benefícios preventivos deste programa junto de crianças que apresentam um desenvolvimento dentro dos parâmetros normativos, bem como na minimização do impacto das dificuldades das crianças com diagnóstico futuro de perturbações específicas da aprendizagem.

    “A autarquia ofereceu o livro a cada sala do pré-escolar, bem como testes de rastreio para avaliar formalmente as crianças ao nível da linguagem e da fala, desta forma, podemos conhecer e melhor intervir no desenvolvimento das crianças, antes do ingresso ao 1.º ciclo”, refere. Salientou, ainda, que este rastreio foi levado a cabo pela Terapeuta da Fala do Agrupamento de Escolas de Búzio.

    O livro “Pim Pam CLum” foi analisado cientificamente e aprovado pela Associação Nacional de Animação e Educação, Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala e Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala. Os materiais didáticos encontram-se disponíveis nos anexos do livro. 

    A sessão de encerramento do Workshop contou com a presença da vereadora do pelouro da educação da Câmara de Vale de Cambra, Mónica Seixas e do diretor do Agrupamento de Escolas de Búzio, Pedro Martins.


    Ação de sensibilização sobre “bullying” 

    O projeto Raízes tem como principal objetivo o combate ao insucesso escolar no concelho de Vale de Cambra, através de uma resposta de intervenção concertada entre os agentes educativos concelhios e orientada pelos eixos propostos no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) da Área Metropolitana do Porto.

    Com um ano marcado pelas condicionantes da Pandemia Covid-19, algumas das ações não foram levadas a cabo, tendo sido adiadas para 2022. 

    A ação de sensibilização sobre o tema “bullying” é uma das atividades que o Raízes pretende organizar para docentes, encarregados de educação,  assistentes operacionais e alunos. 

    Segundo Liliana Aguiar, este é um fenómeno social que acontece em particular com crianças e jovens em contexto escolar.

    “Esta é uma preocupação demonstrada por encarregados de educação, docentes e assistentes operacionais que nem sempre conseguem gerir assertivamente os conflitos entre os alunos”, declara. 

    As ações visam a promoção de estratégias e práticas que possam auxiliar os diversos agentes educativos juntos dos alunos, afirma a psicóloga. 

    Liliana Aguiar lembra ainda que o bullying não só acontece em contexto escolar presencial, como também através das novas tecnologias, sendo denominado este fenómeno de cyberbullying.

    “O cyberbullying realizado por meio digital está a surgir cada vez mais com o acesso descontrolado às redes sociais, onde nem sempre as crianças têm a maturidade necessária para fazer uso adequado de plataformas de mensagens, plataformas de jogos e telemóveis”, explicou. 

    Esta e outras ações vão ser realizadas, já no próximo ano, pelo projeto Raízes, permitindo dar uma resposta de intervenção concertada entre os agentes educativos concelhios. 

    Partilhar
    Projeto Raízes

    Veja também

    Trotinetes partilhadas chegam a Vale de Cambra

    Junho 4, 2025

    Marchas Populares de S.to António saem à rua com 16 escolas e instituições de Vale de Cambra 

    Junho 3, 2025

    Biblioteca de Vale de Cambra “veste” cidade de peças em tricot numa iniciativa que assinala 10 anos

    Maio 31, 2025

    Leave A Reply Cancel Reply

    Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.

    Artigos recentes
    • Trotinetes partilhadas chegam a Vale de Cambra
    • Marchas Populares de S.to António saem à rua com 16 escolas e instituições de Vale de Cambra 
    • Biblioteca de Vale de Cambra “veste” cidade de peças em tricot numa iniciativa que assinala 10 anos
    • Mais de 100 bombeiros de todo o país demonstram técnica e espírito de equipa no “Inox’n Fire Challenge” de Vale de Cambra
    • AECOA está na EMAF para promover tecido empresarial da região e dar a conhecer projetos
    Junho 2025
    S T Q Q S S D
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    30  
    « Mai    
    Edições
    Capa da Edição 1070
    Edição 1070
    Em palavras
    32.º Aniversário de elevação a Cidade e Vilas 50 anos Voz de Cambra Agenda Atual Autarquicas 2021 AUTÁRQUICAS 2025 Covid-19 Crónica Desporto Destaque Entrevista Exclusivo Foco Legislativas 2024 Legislativas 2025 Na Cadeira da Presidência O Orbitário Opinião PUBLICAÇÕES Publicações Publicidade Publi reportagem Região Reportagem Secções Sever do Vouga VALE A PENA
    Arquivo
    • Junho 2025 (2)
    • Maio 2025 (23)
    • Abril 2025 (22)
    • Março 2025 (8)
    • Fevereiro 2025 (10)
    • Janeiro 2025 (16)
    • Dezembro 2024 (13)
    • Novembro 2024 (13)
    • Outubro 2024 (13)
    • Setembro 2024 (20)
    • Agosto 2024 (12)
    • Julho 2024 (15)
    • Junho 2024 (22)
    • Maio 2024 (17)
    • Abril 2024 (20)
    • Março 2024 (21)
    • Fevereiro 2024 (17)
    • Janeiro 2024 (11)
    • Dezembro 2023 (4)
    • Novembro 2023 (14)
    • Outubro 2023 (18)
    • Setembro 2023 (20)
    • Agosto 2023 (7)
    • Julho 2023 (20)
    • Junho 2023 (24)
    • Maio 2023 (32)
    • Abril 2023 (31)
    • Março 2023 (27)
    • Fevereiro 2023 (14)
    • Janeiro 2023 (25)
    • Dezembro 2022 (17)
    • Novembro 2022 (16)
    • Outubro 2022 (16)
    • Setembro 2022 (19)
    • Agosto 2022 (17)
    • Julho 2022 (22)
    • Junho 2022 (27)
    • Maio 2022 (24)
    • Abril 2022 (20)
    • Março 2022 (22)
    • Fevereiro 2022 (21)
    • Janeiro 2022 (27)
    • Dezembro 2021 (24)
    • Novembro 2021 (26)
    • Outubro 2021 (19)
    • Setembro 2021 (28)
    • Agosto 2021 (32)
    • Julho 2021 (31)
    • Junho 2021 (32)
    • Maio 2021 (29)
    • Abril 2021 (32)
    • Março 2021 (32)
    • Fevereiro 2021 (15)
    • Janeiro 2021 (40)
    • Dezembro 2020 (16)
    • Novembro 2020 (36)
    • Outubro 2020 (24)
    • Setembro 2020 (26)
    • Agosto 2020 (24)
    • Julho 2020 (17)
    • Junho 2020 (13)
    • Maio 2020 (33)
    • Abril 2020 (50)
    • Março 2020 (2)
    Facebook Instagram YouTube
    • Política de privacidade
    • Ficha técnica
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Go to mobile version