Campanha solidária, promovida pelo grupo de jovens “XPTO.com”, está a chegar ao povo ucraniano. O grupo reuniu sete toneladas de bens, como comida, vestuário, medicamentos e produtos de higiene e foram muitas as entidades públicas e privadas do concelho que se juntaram à causa.
O grupo de jovens XPTO do Santuário de Sto. António de Vale de Cambra, promoveu uma campanha solidária com a recolha de bens essenciais e alguns dos bens já foram entregues à instituição que os fez chegar ao povo ucraniano.
O grupo angariou comida, medicamentos e material médico, produtos de higiene; pilhas, powerbanks, baterias; vestuário térmico; rações para animais, etc e os bens foram entregues no Santuário de Vale de Cambra e em outros locais do concelho e, posteriormente, encaminhados para ao Seminário Cristo Rei de Vila Nova de Gaia, que os fez chegar ao povo ucraniano, que já se encontra na Polónia.
A campanha surgiu logo que a invasão começou na Ucrânia, com o objetivo de suprimir algumas das carências, sentidas pelo povo ucraniano.
“Decidimos avançar com esta iniciativa, que cresceu de forma inesperada. As pessoas estavam à espera de poder ajudar desta forma. Felizmente, em Portugal e no mundo, surgiu uma enorme onda de solidariedade e, para nós, fez todo o sentido avançar com esta ação em Vale de Cambra”, explica representante do grupo, ao Voz de Cambra.
Sensível às questões humanitárias, o grupo XPTO sublinham que, aquilo que os move, são as pessoas.
“Aqueles que não tendo culpa de nada e sendo inocentes precisam da nossa ajuda. Acreditamos que ninguém fica indiferente a esta tragédia”, refere.
XPTO.com é o grupo de jovens da paróquia de Vila Chã e Codal, fundado em 2018. O nome XPTO é uma abreviatura da palavra grega “Χριστός”, que significa Cristo. O “.com” não se trata de uma ligação para uma página da net, mas sim uma referência a uma das suas missões: a COMunidade.
Para além desta ação, o grupo tem já estado ligado ao voluntariado para o Banco Alimentar e também rondas a sem abrigo, no Porto.
O Agrupamento de Escolas do Búzio também se associou à causa e os bens também puderam ser entregues na Escola Secundária de Vale de Cambra e na Escola das Dairas, também a Câmara Municipal de Vale de Cambra, Biblioteca Municipal de Vale de Cambra e várias entidades públicas e privadas associaram-se a esta campanha de recolha de bens, que também foram pontos de recolha.