A valecambrense Ana Beatriz Sousa atuou, este domingo, no Centro Cultural em Macieira de Cambra, juntamente com o grupo que integra “DA CAPO”.
A iniciativa foi promovida pela Câmara de Vale de Cambra e decorreu no Centro Cultural em Macieira de Cambra.
O Quinteto DA CAPO foi formado na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) e conta com quatro sopranos e um pianista: 1° soprano – Leonor Pereira Pinto; 2° soprano – a valecambrense, Ana Beatriz Sousa; 3° soprano – Patrícia Bouças; 4° soprano – Ana Maria da Silva Rosa; e o pianista Rúben Lopes.
Recorde-se que, a valecambrense Ana Beatriz Sousa é uma jovem fadista, que começou a cantar fado aos 15 anos em eventos culturais na sua terra natal, Vale de Cambra. Depressa se apercebeu que este era o caminho que queria seguir profissionalmente e, hoje, com 21 anos, estuda canto lírico na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE). A sua paixão pelo fado levou-a a vencer o concurso “Fado na Praça” na RTP1, em 2020.
Todos os membros do grupo “Da CAPO” frequentam atualmente o último ano da licenciatura em Música do ESMAE.
Em 2021, o grupo foi selecionado para participar no Festival Europeu de Música de Câmara de Leipzig, na Alemanha. Aqui estrearam mundialmente a obra “Quadra da Adelina” de Telmo Marques.
O Quinteto DA CAPO tem vindo a trabalhar maioritariamente obras do final do século XIX e início do século XX, procurando apresentar repertório pouco explorado em Portugal.