“Dedicação, entrega e serviço à comunidade”, estes foram alguns dos motivos que levaram S. Pedro de Castelões a homenagear, através de um busto, Joaquim Valente Martingo, pároco da freguesia durante 44 anos.
O reconhecimento pelo padre Joaquim Martingo continua a ser ser feito pela comunidade de S. Pedro de Castelões, que inaugurou, esta quarta-feira, um busto em homenagem ao sacerdote.
O busto encontra-se na rotunda no centro da freguesia, que liga à rua que já tem o seu nome, ao lado da igreja matriz, onde foi pároco durante 44 anos.
O presidente da junta de freguesia de S. Pedro de Castelões, Sérgio Soares refere-se a esta homenagem como símbolo de agradecimento pelo trabalho espiritual e material que o pároco deixou à localidade.
Na cerimónia, Sérgio Soares salientou algumas das obras que o sacerdote fez em S. Pedro de Castelões, mas também na freguesia de Cepelos, onde também foi pároco.
“A sua obra é vasta, mas enumero aqui algumas delas: Centro Social e Paroquial de Castelões e Cepelos, obras de restauro e conservação das várias capelas, com destaque para a da Sra da Saúde da Serra”, lembrou.
Presentes nesta cerimónia estiveram antigos e atuais autarcas, empresários, familiares do pároco, atual pároco da freguesia, comunidade em geral, que quis homenagear Joaquim Martingo, um padre que acompanhou várias gerações.
Leia esta notícia na integra! Na edição impressa! Em breve nas bancas!